23 de abril de 2019
Olhar Brasilia
Saúde

Prepare-se para correr muito em agosto

A Corrida contra a Corrupção, no próximo domingo (06), abre o circuito de rua da cidade, neste mês. O prazo de inscrições termina hoje. Cerca de 2,5 mil corredores já estão inscritos para o evento, organizado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). Foi possível ampliar o número de kits, abrindo mais 300 vagas. Confira abaixo mais informações sobre esse circuito e toda a programação de agosto.

“É mais que um evento esportivo, é um ato cívico. Uma corrida de cidadania, contra a corrupção e a favor do fortalecimento da Polícia Federal no seu trabalho de investigação. Buscamos o apoio da população nesse sentido. Todos podem participar, de crianças a idosos. Há circuitos de corrida e caminhada para todas as idades. Já temos 150 crianças inscritas”, diz o diretor regional da ADPF, delegado Luciano Leiro. Parte da renda arrecadada com a corrida será revertida para dois projetos sociais da cidade: o cão-guia para cegos e o Instituto Batucar, para crianças no Recanto das Emas. Na tenda da ADPF, os participantes poderão assinar “a carta do povo brasileiro”, para valorização e autonomia da Polícia Federal.

A capital das corridas 

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 60,7% dos brasilienses se exercitam pelo menos 2,5 horas por semana. É o maior índice do país. E a corrida de rua ganha cada dia mais adeptos na capital. Para conciliar a vida de professor da UnB com as aventuras de participar de provas de longa duração em montanhas, Fernando Alves, 31, se prepara correndo três vezes por semana o percurso entre Taguatinga, onde mora, e a Asa Norte, local de trabalho – uma distância de cerca de 40 quilômetros. “Eu vou correndo de casa até meu trabalho para acumular uma média de 220km na semana e ganhar resistência”, conta ele, que adora desafios em cavernas e montanhas.

Fernando dá uma dica valiosa para quem quer começar no universo das corridas e aventuras. “Escolha equipamentos adequados, pratique exercícios e só faça suplementação com orientação profissional. Um risco dos atletas profissionais e amadores é a lesão. Estude, treine antes das provas”, orienta.
(Na foto, Fernando Alves participando da Corrida de Olho na Saúde)

Ele, que é pedagogo, corre desde adolescente e sempre participa de corridas de rua. “Este ano, eu fiz trechos de 10 quilômetros tanto na Corrida de Reis quanto na Night Run.” Para compartilhar os feitos de superação, como a corrida da Terra do Ronca, ele criou um site com os amigos, o Trilhas Pelo Mundo http://www.trilhaspelomundo.com.br, com relatos sobre corridas, aventuras e desafios.

(Colaborou Samantha Fukyoshi)

Para incentivar a prática, o Olhar Brasília preparou um calendário com algumas corridas de agosto. Olha só:

Corrida contra a Corrupção etapa Brasília – 2° Edição
Data: 6/8/2017
Início: às 8h
Largada: Esplanada dos Ministérios
http://www.corridacontracorrupcaodf.com.br/

Circuito das Estações – 5km-10km-21km
Data: 13/8/2017
Início: às 7h
Largada: Esplanada dos Ministérios
http://circuitodasestacoes.ativo.com/etapa- primavera/brasilia/

Circuito Cross Parques – Etapa laço Rosa, Verde e Roxo
Data: 19/8/2017
Início: às 16h
Largada: Floresta Nacional
http://www.crossparques.com.br/

Circuito BSB Run 4 elementos – etapa fogo – 5km – 10km
Data: 20/8/2017
Início: às 7h
Largada: Estacionamento da Procuradoria-Geral da República
http://www.chiptiming.com.br/eventos/circuitobsbrun4elementos2017

Neon Night Run
Data: 26/8/2017
Início: às 19h
Largada: Esplanada dos Ministérios
http://www.neonnightrun.com.br/

10ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento – 42km
Data: 27/8/2017
Início: às 7h
Largada: Esplanada dos Ministérios
https://www.ativo.com/calendario/todos/america-do- sul/br/df/brasilia/corrida-de-rua/33180/10-maratona-pao-de-acucar-de- revezamento-de-brasilia

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta