12 de novembro de 2019
Olhar Brasilia
Vitrine Cultural

Jardim de arte contemporânea

Por Samanta Sallum

Se você gosta do circuito arte em espaços bucólicos, vale uma visita à galeria Gabinete de Arte K2O.

Uma viagem contemplativa da arte concreta e abstrata para a natureza, de forma leva, lúdica, com direito a uma vista estonteante da cidade. Um recanto escondido no Setor de Mansões Dom Bosco que abriga mostras de importantes artistas nacionais e internacionais. As salas de exposição se dividem em pequenos cubos, minilabirintos de concreto, ligados por um imenso jardim.

 A galeria conta com um ateliê para hospedar artistas. No espaço, eles criam trabalhos para algumas das mostras. É o caso do holandês Roland Gebhardt, 80, residente em Nova York, referência na arte minimalista (movimento artístico conhecido pela economia de elementos, em busca de mais essência e conceito e menos alegorias. Uma das referências são os traços geométricos).

“Gosto de estar aqui. Só não esperava que estivesse tão seco na cidade desta vez, mas esse local me é inspirador”, contou ele ao Olhar Brasília. Um típico cupinzeiro do Cerrado já atraiu atenção de Roland e, no momento, ele está em plena criação pensando em como usá-lo na sua obra, em exposição em setembro.

A gente só gosta daquilo que compreende. Então, é preciso conhecer e entender a arte, formar público, democratizar espaços, interagir com as novas gerações”, Karla Osório

Geometrizar a vida

A exposição atual é de um artista brasileiro. O baiano ALMANDRADE. A mostra reúne pinturas, desenhos, gravuras, instalações e poemas visuais, além de objetos e esculturas em grande dimensão para o espaço urbano. Em seu percurso, destaca-se a passagem pelo concretismo e pela arte conceitual nos anos 70. O trabalho de Almandrade sempre se diferenciou da arte produzida na Bahia, aproximando-se mais do neoconcreto e da poesia visual na herança de Lygia Pape e Hélio Oiticica. Seu conceito está em simplificar as formas e geometrizar a vida. Vale uma visita para conhecer a história desse artista de trabalho marcante.

Resistência

A Gabinete de Arte K2O, criada em 2013, sintetiza um projeto de resistência, um trabalho de anos, para trazer à cidade acervos diferenciados. A idealizadora, Karla Osório, estudiosa e apaixonada pelo universo criativo das artes plásticas, já esteve à frente de diversas iniciativas na capital de valorização e promoção desse segmento. “A gente só gosta daquilo que compreende. Então, é preciso conhecer e entender a arte, formar público, democratizar espaços, interagir com as novas gerações”, afirma ela, que é especialmente apoiadora dos artistas contemporâneos.

A K2O é a única galeria de Brasília atuante em algumas das melhores feiras do mundo, em Basiléia, Miami, Nova York e Chicago, entre outros, levando a arte brasileira para outros países.  Apoia pesquisas e projetos inovadores, tem programa de cursos, palestras, parcerias com outros espaços e instituições, além de intervenções no espaço público. Lembrete! Visitas precisam ser agendadas.

Vem olhar !
Exposição: ALMANDRADE
Visitação: 4/7a 31/8, de segunda a sexta, das 9h às 18h30 | sábado, das 10h às 14h, sempre mediante agendamento
Gabinete de Arte k2o
Endereço: SMDB Conjunto 31, Lote 1B – Lago Sul
Telefones: +55 61. 3367 6303 ramal 31, +55 61 3468 1152
E-mail: produ.k2o@gmail.com
www.gabinetedeartek2o.com
Facebook: https://www.facebook.com/gabinetek2o
Instagram: https://www.instagram.com/artek2o

 

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta