Olhar Brasilia

Sandra Beatriz Zarur

Saúde

Estado de emergência por causa da seca

Atenção! A umidade relativa do ar baixou muito, chegou a 9%, e isso causa males à saúde. Foi decretado estado de emergência no DF, e muitos cuidados são necessários para enfrentar esse período.

Veja algumas dicas para se manter saudável:

Evite esforço físico, beba no mínimo 2,5 litros de água por dia, hidrate a pele, narinas e olhos. Se quiser praticar atividades físicas, opte por locais com água, como piscinas e o Lago Paranoá. Use soro fisiológico para evitar sangramento no nariz, colírio para os olhos, muito creme hidratante na pele. Hidrate-se! Mas lembre-se de que é preciso beber água mesmo.

Outra boa dica é ferver um pouco de água na panela e inalar o vapor, uma forma de cuidar das vias respiratórias, para eliminar o desconforto do ressecamento. Não se esqueça do protetor labial.

Há mais de 100 dias não chove em Brasília. Por isso, também é necessário redobrar os cuidados para evitar desperdício de água, diante da atual crise hídrica que a capital enfrenta. Para não agravar o racionamento, use de forma consciente o recurso. Orientações para economizar podem ser encontradas no www.useaconsciencia.df.gov.br

Há alertas para incêndios. Tenha cuidado com qualquer ação que possa provocar fogo nas áreas de vegetação seca. Não jogue fora pontas de cigarro acesas nem queime lixo.

A chuva só deve voltar à capital na segunda quinzena de setembro.

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta