17 de setembro de 2019
Olhar Brasilia
Lá na minha rua

Cadê nossa água?!

A Caesb garante que, por enquanto, o racionamento de água não passará para 2 dias. Mas até quando?

A chuva está atrasada. Não dá o ar da graça, e Brasília está com sede! O cenário é desolador. Diante de reação negativa sobre as especulações de que o racionamento se estenderia, a Caesb afirmou hoje que nada está decidido por enquanto. E que, pelo menos nos próximos 10 dias, não vai ocorrer alteração alguma.  

A Caesb garante também a boa qualidade da água captada do Lago, que está sendo consumida pelos moradores do Lago Norte e regiões. E afirma que é boato a notícia de contaminação. 

A Caesb alertou para “informações falsas” que rodam nas redes sociais de que a água da Pipiripau está sendo desviada de Planaltina para abastecer o Plano Piloto. A Companhia esclarece que não é possível tecnicamente esse desvio. A explicação é que a baixa dos níveis dos mananciais está prejudicando o abastecimento da região.

A questão da crise hídrica de Brasília divide especialistas, que apontam um erro de gestão nos últimos anos, falta de planejamento para o setor de abastecimento e não apenas a escassez de chuvas como as causas do problema atual. Mas é importante que façamos o uso consciente. 

Para reforçar o combate ao desperdício, o governo vai lançar amanhã a cartilha Mensageiros da Água – Orientações para práticas pedagógicas, que será usada nas escolas. O material vai dar instrumentos e informações para que os professores desenvolvam, em sala de aula, questões ambientais ligadas à água e as medidas para lidar com a crise hídrica que está assolando o Distrito Federal.

Vamos fazer nossa a parte. Não desperdice! 

Você também pode gostar

Um comentário

  • Reply
    Eugênio Giovenardi
    2017-10-19 at 10:03

    Deixei meu comentário na página principal.

  • Deixe uma resposta