29 de Marco de 2024
Olhar Brasília

Instituto Nacional de Meteorologia

unnamed 18 e1509484801367
Lá na minha rua

DF tem alerta laranja de tempestade

O Distrito Federal está dentro da área de alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia. Há risco de tempestades severas, com possibilidade de queda de granizo e ventos muito intensos.

O meteorologista Hamilton Carvalho, do Inmet, explica que o alerta amarelo é o mais brando e que o laranja já é perigoso e exige cuidados da população. “É o último aviso antes do alerta vermelho, ativado em casos de emergência”, afirma Carvalho. “Não é possível afirmar a área exata onde as tempestades vão ocorrer, mas o Distrito Federal está dentro da região com grau de perigo”, conclui.

Pelo aviso da meteorologia, pode haver cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. E basta uma chuva moderada para provocar vários transtornos na cidade, como mostrou o Olhar Brasília, nesta terça-feira, no blog de Samanta Sallum. (leia aqui)

A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros alertam que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores e não devem estacionar perto de torres de transmissão e placas de propaganda. É importante também desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante a tempestade.

Depois de ter o terceiro outubro mais seco da história, com chuvas correspondendo a apenas 15% do esperado, o Instituto de Meteorologia espera um novembro bem mais chuvoso. E o brasiliense também, pois apesar de todos os problemas, atualmente o maior deles é o nível baixíssimo dos reservatórios e uma ameaça mais do que real de falta d´água.

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta