4 de janeiro de 2018
Olhar Brasilia
Circuito SZ

Um passeio pela arte na capital

Que tal ficar por dentro da programação de exposições na cidade e visitá-las com um artista que nos ajuda a desvendar significados e a instigar nosso olhar para obras de autores novos e consagrados? É uma opção de passeio aos sábados. que alia distração e conhecimento, e o circuito  já começa agora em janeiro.

A ação “Imagem Contemporânea – Uma incursão no universo da arte no DF” é conduzido por Renato Acha em visitas orientadas que percorrem galerias de arte e museus do Distrito Federal para contextualizar a produção artística no olhar e na contemplação.

Objetos e paisagens passam pela interpretação e classificação em determinados contextos e podem ser recriados pela percepção, para que seja possível a reinvenção daquilo que vimos. Isto se dá o tempo todo sem que percebamos, embora o exercício de despertar o olhar, em especial para as Artes Visuais, seja recorrente para artistas e teóricos.

A ideia é formar grupos para encontros nas tardes de sábado. “A cada semana, os participantes percorrem diferentes espaços culturais em um movimento de fruição da obra através do olhar”, conta Renato Acha. “A programação é construída mensalmente e segue a agenda cultural do momento. Janeiro já tem pauta e na sequência estão programadas grandes mostras, como a retrospectiva de Jean-Michel Basquiat em abril, uma certeza na agenda.”

Programação nos sábados de janeiro:

6 de janeiro – “Contraponto” – Museu Nacional da República

13 de janeiro – “Tomie Ohtake: Cor e Corpo” – Caixa Cultural

“Loucuras Anunciadas” – Francisco de Goya – Caixa Cultural

20 de janeiro – “Fronteiras da pintura – Fronteiras da ilusão” – Museu dos Correios

27 de janeiro – “100 anos de Athos Bulcão” – CCBB

Renato Acha é artista visual, formado pela Universidade de Brasília. Integrou os Programas Educativos do CCBB, Caixa Cultural e FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Acha foi curador de projetos nacionais em Brasília, como o Movimento HotSpot (Paulo Borges – SPFW), Retrato Brasília (CCBB e Correio Braziliense). Curador-adjunto do Festival de Land Art de Brasília e Brasília 50 Dimensões. Coordenador do Programa Educativo do Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea. Atua como editor do site achabrasilia.com desde 2010.

Serviço: “Imagem Contemporânea” com Renato Acha
Datas: 6, 13, 20 e 27 de janeiro (sábados) às 14 horas
Investimento: R$ 80,00 (1 encontro) ou 260,00 (4 encontros)
Inscrições: bit.ly/2lKOSIr e achabrasilia@gmail.com
(61) 99326-6390

 

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta