19 de outubro de 2019
Olhar Brasilia

Samanta Sallum

Lá na minha rua

Sol e calor até quinta. Mas chuva no finde

A previsão para hoje , terça-feira, é de 31 graus , batendo o calor de domingo (21/1), em que os termômetros do Distrito Federal atingiram a temperatura máxima de 29,9ºC.

O veranico continua até o final da semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A partir de quarta e quinta-feira, há possibilidade de precipitações mas em áreas isoladas. Contudo, as pancadas de chuva só chegam para valer na sexta e permanecem durante todo o fim de semana.

O veranico começou no dia 15 de janeiro, quando choveu pela última vez na cidade. “Damos esse nome quando há muitos dias sem precipitação e altas temperaturas, durante o período chuvoso”, explica o meteorologista Hamilton Carvalho.

Menos chuvas

Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais chuvosos em Brasília. Contudo, as estações de medição do Inmet só detectaram 95,9mm de água, desde o 1º dia do ano. O valor equivale a cerca de 38,8% da média estimada para o mês, que é de 247,4mm.

Os níveis dos reservatórios tiveram um aumento relevante com as pancadas de dezembro. Somente na Bacia do Descoberto, o volume subiu em 20,8 pontos percentuais. Já em Santa Maria, o aumento foi de 7,6.

Nas últimas medições (feitas na nos dias 20 e 22, respectivamente), o volume do Descoberto era de 40,1, enquanto o de Santa Maria atingiu 33,8.

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta