19 de outubro de 2019
Olhar Brasilia

Sandra Beatriz Zarur

Vitrine Cultural

A diversidade de olhares, num passeio pela arte

Por Marcia Zarur

Três artistas de épocas distintas, com linguagens absolutamente diferentes. Salvador Dali, Tomie Ohtake e Francisco Goya. Todos admiráveis, em exposições na Caixa Cultural, em cartaz até o início de março.

Na galeria do segundo piso, Dali – A divina Comédia reúne mais de 100 gravuras do mestre do surrealismo, que faz uma interpretação da obra de Dante Alighieri. O visitante passa pelo inferno, purgatório e chega ao paraíso. Um passeio pelo traço inconfundível de Salvador Dali.

Nas galerias térreas, o passeio continua pela arte contemporânea de Tomie Othake e pela intrigante mostra do lado obscuro de Goya.

Cores vivas e formas surpreendentes, que parecem saltar dos quadros para marcar a retina. São 40 gravuras, 5 pinturas e 3 esculturas que transportam o público ao universo da arte contemporânea, na mostra Tomie Ohtake: Cor e Corpo. Força e delicadeza num improvável equilíbrio.

Nas duas pequenas galerias ao fundo, o visitante vai encontrar um Francisco Goya completamente diferente das pinturas a óleo, reconhecidas e reverenciadas nos museus pelo mundo afora, como La maja desnuda e La maja vestida. Na exposição Loucuras Anunciadas, o pintor espanhol explora cenas de violência e insanidade, e faz uma crítica contundente à sociedade da época.

A exposição se divide em gravuras em preto e branco numa galeria, e objetos para interagir e fotografar na outra pequena sala. Asas, máscaras, chapéus e capas te convidam a viver, por alguns segundos, um pouco dessa loucura lúdica.

Vale olhar e aproveitar essas 3 mostras imperdíveis:
Dali – A divina Comédia,
Tomie Ohtake – Cor e Copro e
Francisco Goya – Loucuras Anunciadas.
Em cartaz nas galerias da Caixa Cultural, no Setor Bancário Sul, até 4 de Março.

De Terça a Domingo, das 9h às 21h, com entrada franca. Livre para todas as faixas etárias. O Olhar Brasília recomenda a exposição também para os pequenos, que vão ter a chance de ver estilos de arte completamente diferentes. Levei meu filho de 11 anos, que adorou as 3 mostras, e se divertiu muito na parte interativa do Goya. 
Informações: 3206-9448 / 9449.

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Reply
    Marcela Mihessen
    2018-02-01 at 10:18

    Nossa, que legal!! Vou lá ver! Obrigada

    • Reply
      Marcia Zarur
      2018-02-04 at 18:51

      Vale muito a pena. Eu recomendo. E o melhor, são três exposições de altíssimo nível, no mesmo lugar!

    Deixe uma resposta