19 de junho de 2019
Olhar Brasilia

Thiago Bueno

Sabores

O sabor da carne na Vila

E ao redor da figueira se fez o restaurante. Sob a bênção dela, as carnes saborosas são servidas num ambiente charmoso, que mescla o rústico com um toque de requinte. Na varanda, podemos aproveitar o clima bucólico do lugar. E, na área interna, podemos ver parte do tronco da figueira protegido por uma redoma de vidro.

Não é novidade que a Vila Planalto se tornou um ponto gastronômico da cidade. E vale sempre revisitar, conhecer novos cantinhos e até restaurantes tradicionais, como o Figueira da Villa, aberto em 2012.

Tem estacionamento ao lado. Então, é uma boa alternativa às “ruas dos restaurantes” do Plano Piloto.

Uma ótima opção de almoço, naquele dia de trabalho durante a semana, e também no finde para curtir outras paisagens. No jantar, torna-se um lugar especial para tomar um bom vinho harmonizado com a variedade de carnes. Bife de ancho, costela, carré de cordeiro. Os preços dos pratos variam de R$ 70 a R$ 110. 

Das sobremesas, é difícil escapar de tão convidativas. O pudim de tapioca com calda de frutas vermelhas é delicadamente gostoso. Mas a Celestina – panqueca com doce de leite e sorvete – é a campeã de pedidos. 

“Não tenho a pretensão de dizer que temos a melhor casa de carnes de Brasília, mas garanto que estamos entre as melhores”, fala Valdir Neves, o proprietário. Ele, que é baiano, se enraizou na Vila Planalto como a figueira de seu restaurante.

Nascido e criado no sertão da Bahia, morou muitos anos em São Paulo e foi trazido à capital para trabalhar no serviço público. Acabou acolhido na Vila. Primeiro, foi durante anos cliente cativo do restaurante de dona Zélia.

De tanto frequentar o lugar, acabou indo morar na Vila. Decidiu abrir o restaurante. 

A cozinha e seus quitutes fazem parte da memória afetiva de Valdir. Os pais tinham um restaurante simples no interior da Bahia. A vontade de resgatar essa história , as lembranças da culinária nordestina feita pelos pais, fez Valdir já ter um novo projeto para abrir um segundo restaurante na Vila Planalto.

“Escolhi esse canto para ficar, para viver. Aqui me sinto em casa” , diz ele. O Figueira da Villa Parrilla já tem sua clientela cativa com o cardápio de carnes com cortes especiais . 

Valdir afirma que é esse clima hospitaleiro que recebeu na Vila que quer oferecer a seus clientes “Mi casa, su casa. Gosto de ver as pessoas aqui descontraídas, comendo uma boa carne, aproveitando o ambiente, relaxando.”  

Ele garante que a qualquer hora que o cliente chegue vai ter comida . “Se chegar aqui 4 horas da tarde querendo almoçar , a gente serve. ” 

Sandra Regina, a gerente, é o braço direito de Valdir e faz parte da história do restaurante. Está sempre lá atenta aos detalhes e ao atendimento aos clientes. A dupla reforça o convite: ir à Vila degustar um sabor especial de carne que só tem lá. 

Para reservas e mais informações, o telefone é: (61) 3081-0541
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 12h à 0h. Domingo, das 12h às 17h.

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta