6 de Fevereiro de 2018
Olhar Brasilia
Lá na minha rua

Perigo oculto – ensaio de um apocalipse na capital

As estruturas de pontes e viadutos comprometidas. Prédios com garagens em situação de risco. E até a Barragem do Paranoá ameaçada de rompimento! Como assim? O lago secaria se isso ocorresse. E qual o impacto dessa água escoando, os danos que seriam provocados? Parecem cenas daqueles filmes apocalípticos. Oi? A cidade toda teria que ser interditada. Brasilienses sem saírem às ruas?  

O argumento do governador Rollemberg de que “a cidade está envelhecendo” é de nos envergonhar perante o mundo. O que seria então de cidades como Londres, Roma, Paris e tantas outras que atravessaram séculos e séculos? E as cidades que convivem com a ameaça constante de tremores?

No Brasil, nós abusamos da sorte mesmo, das nossas facilidades. Não sofremos com fenômenos naturais, como terremotos e furacões. Nosso grande mal é o descaso mesmo…

Com quantos outros perigos ocultos estamos convivendo? A gente não consegue imaginar o tamanho da insegurança que nos ronda. Pânico nessa hora não ajuda em nada e seria um desserviço se os meios de comunicação provocassem isso. Mas, sim, a população precisa estar em alerta. E mais: as autoridades públicas têm a obrigação de serem transparentes.

Como imaginar que a manutenção básica e o acompanhamento das estruturas onde passam milhares de pessoas e carros não estão sendo devidamente feitos? E os impostos que a gente paga não são para isso? O IPVA não é para ser aplicado nas melhorias das vias de trânsito?? Que outras coisas mais não estamos sabendo? 

Mas parece que o anjo da guarda de Brasília está fazendo de tudo para evitar uma tragédia. Estamos recebendo os sinais de perigo para, em tempo, evitarmos um desastre maior? Não ter vítimas até agora é quase um milagre.  

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Reply
    Natanry Osorio
    7 de Fevereiro de 2018 at 13:09

    Brasilia é uma cidade sagrada, foi sonhada pelo Santo Italiano Dom Bosco, sendo ele o Anjo que está alertando o Governador, seus assessores e gestores públicos de que O SONHO VISAO de DOM BOSCO NÃO PODE SE TRASFORMAR EM PESADELO. Assim como os justos nao devem pagar pelos pecadores.

  • Reply
    pedro
    7 de Fevereiro de 2018 at 16:11

    Brasília, tão incompreendida e agredida desde 1960. O descaso dos sucessivos governos é um desrespeito inaceitável com um trabalho singular do gênio humano e com o suor dos trabalhadores que ergueram a obra. Felizmente, hoje temos uma geração de brasilienses, nativos ou não, que veste a camisa da defesa da cidade e não descansará enquanto não tivermos uma Brasília digna do título de patrimônio da humanidade.

  • Deixe uma resposta