10 de fevereiro de 2018
Olhar Brasilia

Renato Araújo

Vitrine Cultural

Hoje é dia de Galinho e muito mais!

Confira a programação de carnaval para hoje (10/02)  na cidade. Vários blocos saem às ruas neste sábado, como o tradicional Galinho de Brasília, trazendo muito frevo. Diversidade de sons, estilos,  horários e locais. Escolha qual vai ser o seu.  Tem muita gente se preparando para fazer a maratona dos blocos e pipocar de um para o outro. Hoje devem cair pancadas de chuva, então prepare-se  mas não desanime. E  tenha bastante fôlego, pois ainda tem muita mais por vir nos próximos dias. Confira a programação diária aqui no Olhar Brasília! 

 

Galinho de Brasília
Um dos mais tradicionais blocos da cidade, o Galinho acontece há 26 anos. Com muito frevo, faz uma animada homenagem às festas de Olinda e Recife, em Pernambuco – estado em que os criadores do bloco nasceram. Tem folia hoje e,  na segunda, das 14h às 22h, sempre aos fundos do prédio matriz da Caixa Econômica Federal. A matinê é das 11h às 14h.

 

Patubatê
Os percussionistas do Patubatê comandam o Setor Comercial Sul. O bloco sustentável mistura eletrônico, rock, frevo, samba e muito mais. Começa às 13h e vai até as 20h.

 

 

CarnaReggae
Nesse bloco, carnaval também é um momento de curtir reggae. A cena musical do gênero nos anos 2000 é resgatada pelas bandas Deus Preto, Liberdade Plenna! e Trinato, além de diversos DJs, no Conjunto Cultural da República. Das 17h às 2h.

Concentra, mas não sai
Na comercial da 404/405 Norte, o bloco Concentra, mas não sai anima quem passar por lá. O evento completa 15 anos em 2018, com repertório de diversas músicas carnavalescas.  No sábado e na segunda, entre as 16h e a 0h.

Ewè
O som e a cultura inspirados na África, como o soul e a batucada, são celebrados no bloco Ewè. As atrações misturam os ritmos a gêneros nacionais como samba e axé de sábado à terça, das 9h às 23h, no Bloco D da 216 Norte.

Santo Pecado
Os irmãos João Gustavo e Rodolpho “Xéu” criaram o Santo Pecado para fazer apresentações percussivas gratuitas à população, com forte apoio a campanhas sociais. O cenário, composto pela Ponte Jk, deixa o clima ainda mais gostoso. A festa tem início às 16h e continua até a 1h, na orla do monumento.

Carnapati
A renomada companhia de teatro Mapati produz, desde 2009, um carnaval para o público infantil. O objetivo é deixar o festejo mais teatral e lúdico. Nesta edição, que acontece sábado e segunda, são 10 horas de alegria no Estacionamento 4 do Parque da Cidade, das 9h às 19h.

Essa Boquinha Eu Já Beijei
O funk é a principal atração no Essa Boquinha Eu Já Beijei, que está na segunda edição. A festa, que apoia as lutas contra a discriminação sexual e de gênero, começa às 14h na Torre de TV.

Tuthankasmona
O público LGBT é o protagonista nesse bloco que anima a capital federal desde 2016, sem o registro de nenhum caso de assédio. O evento tem início também às 14h, na Torre de TV, juntamente ao Essa Boquinha Eu Já Beijei.

Bloco das Perseguidas
O Bloco das Perseguidas nasceu como um ato de protesto, criando um ambiente no qual mulheres e a comunidade LGBT não sofressem assédio. Um espaço perfeito para quem quer curtir o carnaval de um modo acolhedor, divertido e tranquilo. A festa começa às 16h e vai até as 23h, na Praça dos Prazeres.

Vilões da Vila
Desde 2012, o bloco anima as ruas da Vila Planalto. Desta vez, o Vilões da Vila – que se define como “dos artistas e boêmios de Brasília” – acontece das 16h às 22h, na Praça da Igreja do Rosário.

 

Ásè Dúdù
O tradicional bloco de Taguatinga aparece mais uma vez para celebrar e promover o respeito à cultura afro-brasileira. O Ásè Dúdù escolheu um lugar que representa bastante a região administrativa, o Taguaparque, com a realização da festa que vai das 16h à 0h. Tem repeteco na segunda, no mesmo horário.

 

Salve Jorge – Lordes do Areal
Pelo quarto ano, a escola de samba Lordes do Areal desfila no Distrito Federal. No sábado e no domingo, o evento começa às 15h, na Rua 31 Sul, em Águas Claras. Já nos últimos dois dias de carnaval, a programação acontece na Praça da QS 6, no Areal. Leve as crianças fantasiadas, porque também vai ter desfile infantil.

Esquenta mas não queima
De sábado a segunda, Águas Claras tem um encontro marcado na Rua 17 Sul, perto do Metrópole Shopping, a partir das 9h. Os organizadores contam com a participação de todos para a festa ficar ainda mais animada com sambas e marchinhas.

Mamãe Taguá
Comemorando 23 anos de existência, o Mamãe Taguá acontece na região administrativa que deu origem ao nome. Também no Taguaparque, a festa acontece no sábado e na segunda, das 16h às 20h.

Brazfolia
Os moradores de Brazlândia contam com uma festa em um dos locais mais belos da região: o Lago Veredinha. O Brazfolia, fundado em 1991, garante que a festa não tenha fim com realização de sábado a terça-feira, das 20h às 3h.

Carnabagagem
As marchinhas são trilha sonora na matiné da Cia. de Bonecos do Gama, na ativa desde 2012. O grupo teatral anima o Carnabagagem na SCE Quadra 40, das 17h às 20h.

Arrota, mas não gorfa
Na praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a partir das 13h, a festa oferece 2 mil litros de várias cervejas artesanais, que podem ser experimentadas por quem comprar o Kit Folião. Para animar ainda mais o público, os blocos Vilões da Vila e o Kalangada se apresentam, acompanhados dos DJs Cotonete, Pezão e Manolo. Os ingressos podem ser comprados em: https://www.eventbrite.com.br/e/arrota-mas-nao-gorfa-festival-de-carnaval-da-acerva-candanga-tickets-42364831351.

Carnaval do Sesc
Baile Infantil de Carnaval, concurso de fantasia, oficinas, atividades recreativas, jogos de salão, apresentações culturais e DJ. Hoje no Sesc do Gama, com entrada a R$5,00.

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta