23 de agosto de 2019
Olhar Brasilia
Vitrine Cultural

Candango FotoClube – Exploradores visuais da cidade

Em 2006,  nascia o Candango Fotoclube inspirado pela arte que existe em cada cantinho de Brasília. O desejo de captar os mais variados ângulos da capital  une o grupo de 34 apaixonados pela fotografia. Entre eles, amadores e profissionais com idade entre 14 e 75 anos. 

Depois de 33 anos trabalhando no Banco do Brasil, Gisele Porcaro, 59, ao se aposentar descobriu a fotografia e começou a olhar a cidade de maneira mais especial e minuciosa. “Minha expectativa é que Brasília possa ser sempre registrada pela sua beleza arquitetônica e não pelos desastres ocorridos recentemente”, enfatiza Gisele, referindo-se a queda de parte do viaduto do Eixão Sul recentemente.

Gisele é a presidente do Candango FotoClube. O nome do projeto é uma homenagem aos candangueiros vindos de outras regiões do país para construir Brasília. “Qualquer pessoa pode participar do Fotoclube. Importante que goste de fotografia seja ela digital ou analógica”, explica Gisele. O grupo é filiado à Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto) que reúne fotoclubes de todo o Brasil. São realizadas diversas atividades para divulgar o trabalho do grupo. 

Sobre essa relação entre a fotografia e a capital, Gisele explica que se deve ao forte simbolismo de vanguarda , inovação existente na cidade desde sua criação. O Candango Fotoclube busca realçar a cidade captando suas cenas, seus detalhes, momentos e significados mais variados.

Para a outra participante, Mariana Almada Viana, 45, professora, psicanalista e fotógrafa, sua motivação para entrar para o clube foi sua experiência com as artes visuais. “O candango é um espaço de troca de técnicas e de análise dos trabalhos produzidos pelos integrantes, o que nos leva ao conhecimento e amplitude no campo da fotografia e de Brasília”, conta.

Mariana considera fotografia e a cidade algo forte e presente em sua vida. “Brasília é uma obra de arte viva! Foi onde nasci e cresci,  apreciando as obras  sonhadas e desenhadas por Oscar Niemeyer e tantos outros artistas da cidade entre linhas, retas, curvas, texturas e cores do complexo arquitetônico e da natureza que nos cerca”.

Vem olhar:
A exposição Brasília 58 anos
Até 30 de março, no Ministério da Fazenda.
Mais informações pelo www.candangofotoclube.com.br e pelo Whatsapp 984959394.

Participantes do FotoClube: Amaro Alves, Antonio Igor, Arian Giacomet, Carlos Barcellos, Cristiano Peçanha, Gisele Porcaro, Janete Alves, Jenner Morais, João Carlos Barbosa -Joca, Márcio Martins Soares, Maria José Martins, Maria Josenilda, Mariana Almada, Mariana Antoniazzi Giacomet, Mariana Raphael, Mauro Sampaio, Mauricio Zanin, Ney Oliveira, Paulo Stein, Sandra Bethlem, Solange Andrade.

 

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta