16 de junho de 2019
Olhar Brasilia
Circuito SZ Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo!

Histórias de amor por Brasília

Promessa feita, promessa cumprida! E tudo começou com um texto publicado aqui no site Olhar Brasília que deu o que falar: o “Mais Beirute, menos Cão Véio”, em junho do ano passado. O post fazia uma reflexão sobre os novos e velhos bares da cidade, os lugares clássicos e as novidades que chegavam, como o pub Cão Véio. Deu polêmica, torcida, discussão, elogios e críticas.

O Beira, aberto há 52 anos, faz parte da nossa cidade, e não foi à toa que lá comemoramos 6 meses de site Olhar Brasília, em 5 de dezembro. A data foi ainda mais especial porque nesse dia, no Beirute da 309 Sul, lançamos oficialmente a campanha Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo! O sucesso do evento foi tanto que faltaram camisetas do movimento para entregar a todos que passaram por lá.

Mais de 200 pessoas estiveram com a gente no manifesto de amor à nossa cidade, contra todas as injustiças que fazem com ela, contra a imagem negativa que nos atribuem por causa da política. Ficamos devendo camisetas para um grupo muito especial que ficou ali com a gente o tempo todo nos dando total atenção e apoio naquela noite: os garçons e funcionários do Beira!

Eles vinham nos pedir as camisetas entusiasmados com o movimento. “Por favor, eu quero uma, faço questão de usar essa camisa!” Fizemos a promessa de que voltaríamos com elas. A campanha é um movimento espontâneo que está ganhando a adesão de apoiadores. Não tínhamos recursos para fazer mais camisetas na época. Contamos com a ajuda de quem, de coração, se identifica com o projeto e pode colaborar.

Foi assim que pessoas importantes entraram com a gente nesse movimento. Uma trazendo a outra, até se formar uma corrente que nos possibilitou cumprir a promessa! Conhecemos Diego Teixeira. Um jovem empreendedor de Brasília, 30 anos, dono de uma empresa de brindes no Núcleo Bandeirante. Ele nos foi apresentado por outro colaborador, o publicitário Eraldo, que, com sua equipe da P7 Promo, criou a marca da campanha. E este, por sua vez, nos foi apresentado por Francisco Emílio, dono do Beirute da 109 Norte. “Olha, que coisa legal para a cidade elas estão fazendo!”, disse ele.

Já contamos a história de Diego aqui. Ele faleceu no carnaval, num acidente durante um mergulho num rio. Uma grande tristeza. Ficamos emocionadas em saber que ele já tinha mandado produzir as camisetas antes do acidente. Ele nos ajudou a cumprir a promessa com os garçons do Beirute. 

Na sexta-feira, estivemos lá. O que pode parecer algo tão simples, para a gente teve um significado especial. É emocionante poder realizar esses pequenos gestos. Fomos recebidas por seu Francisco, 80 anos, o seu Chiquinho, dono do Beirute, personagem ilustre de Brasília, pioneiro em todos os sentidos.

As histórias da grande família Beirute foram belamente contadas pelo nosso amigo, e também colaborador do site, o jornalista Marcelo Abreu. Ele, que tanto ama “aquela gente de verdade que faz o Beira e que passa pelo Beira”.

Obrigada, Beirute e toda a sua equipe, que nos apoiou quando estávamos apenas começando. Obrigada, Diego, pelas camisetas. Obrigada, Francisco e Eraldo. Obrigada, também, Fecomércio-DF, que vai nos ajudar a fazer ainda mais camisetas para todas as pessoas que estão nos pedindo. Gente que quer estampar no peito, com orgulho: Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo!

 

 

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta