12 de junho de 2018
Olhar Brasilia

Naiara Pontes

Vitrine Cultural

Café da Torre é reaberto ao público com bela exposição

Após participarem da semana de design de Nova York, artistas brasilienses apresentam trabalhos na Torre de TV. A visitação da mostra gratuita já está aberta e vai até 7 de julho. Designers apresentam obras que revelam Brasília como Cidade Criativa do Design, título concedido a nossa capital pela Unesco.

Brasília ganhou dois presentes de uma vez só. O resgate de um espaço mais que especial para os brasilienses: o mezanino da Torre de TV com a reabertura do café junto com uma bela exposição de móveis, roupas, arte gráficas, acessórios, entre outros trabalhos, que retratam a essência brasiliense. Desde as nossas placas de sinalização até os cobogós e os azulejos de Athos Bulcão, e tudo isso com a vista deslumbrante da Torre de TV para a região central da cidade.

O brasiliense vai ter mais contato com obras que milhares de pessoas puderem contemplar, em maio, na mostra Fresh From Brazil, em Nova York. Nela, que fez parte do New York Design Week, 12 brasilienses reforçaram o título da capital federal como Cidade Criativa do Design, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Agora, parte deles, acompanhada de diversos outros artistas locais, apresenta os trabalhos na Torre.

O café do mezanino foi restaurado pela arquiteta Bárbara Wolf Lima, para aproximar ainda mais as pessoas do local e da cidade, já que o espaço permite uma grande interação visual com a região central de Brasília. Um programão: curtir a mostra, o visual da Torre e ainda tomar um cafezinho por lá. 

Os artistas que levaram seus trabalhos para a exposição de Nova York foram selecionados por meio de edital da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Distrito Federal (Setur/DF) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. E agora retornam com suas obras para a nossa capital.

A designer Rafaela Gravia conta que a experiência valeu como enriquecedor intercâmbio cultural para visibilidade positiva para nossa capital. “Muitas pessoas passaram e perguntaram, interessadas, no que a gente estava pensando, os materiais que a gente usa, na própria Brasília e no design produzido aqui na cidade”, disse.

Cerca de 60 artistas, incluindo seis que participaram do evento em Nova York – como Rafaela Gravia, estão expondo diversos trabalhos nessa 1 ª Mostra BSB Cidade Design na Torre de TV. A mostra é coordenada pelo Instituto Terceiro Setor (ITS), instituição sem fins lucrativos, criada em 1998, com o objetivo de apoiar e viabilizar projetos no campo sociocultural. A Secretaria de Turismo e o Itamaraty também são parceiros.

A abertura de exposição foi na noite da última quarta-feira, 6 de junho, e muita gente passou por lá curiosa para contemplar a nossa marca brasiliense no design. Teve festa animada por DJ com performance de Vladimir Costa.

Olha aqui:
1 ª Mostra BSB Cidade Design
Local: Mezanino da Torre de TV (Eixo Monumental)
Visitação: De 7 de junho a 7 de julho, de terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada franca
Classificação indicativa livre

Olha mais:
Sobre as curadoras – Elas que reforçam e valorizam a identidade de Brasília como cidade criativa

Gabriela Bílá é arquiteta formada pela FAU/UnB e artista multimídia. Ela utiliza a discussão da cidade contemporânea como matéria-prima do próprio trabalho. Arquitetura e urbanidade são base da expressão plástica da sua produção.

Também é autora do Novo Guia de Brasília, selecionado pelo Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo como um dos livros essenciais para entender a preservação do patrimônio. Hoje reside em Brasília, depois de ter passado por Berlim e Rotterdam, atuando de forma multidisciplinar em escritórios de arquitetura como o OMA, de Rem Koolhaas.

Patricia Herzog, Cristina Malheiros e Tatiana Petra também são as outras curadoras de design de produto da mostra. Pesquisadoras, idealizadoras do selo de design Natural de Brasília e da design store Homônimame. Além do fomento de iniciativas voltadas à visibilidade e comercialização do design contemporâneo da cidade, as três colaboram, desde 2015, com projetos especiais para a capital e instituições relacionadas à difusão do design local.

Patricia Herzog é designer de futuro e diretora criativa da marca Experimente Brasília junto com Tatiana Petra, designer de destinos e experiências.

Cristina Malheiros é idealizadora da loja Cápsula Brasil Design Afetivo e desenvolve eventos no setor de design.

Fotos: Helio Montferre e Naiara Pontes

                

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta