20 de Abril de 2024
Olhar Brasília
taoista02
Circuito SZ

Constelação Taoísta

A constelação familiar é um método terapêutico que está sendo cada vez mais conhecido e ganhando cada vez mais participantes nos últimos anos. A terapia, por meio de uma dinâmica em grupo, tenta curar traumas familiares, buscar a origem de angústias e ajudar na solução de problemas nas mais diversas áreas da vida das pessoas. Recentemente, dois terapeutas de Brasília se juntaram para criar uma nova modalidade, a Constelação Taoísta, que acrescenta ensinamentos e projeções do I Ching.   

O I Ching está na raiz do Taoísmo, da medicina chinesa, do feng shui, do tai chi chuan e outras artes marciais diversas – é a base da sabedoria milenar chinesa; funciona como  raios X das energias e tendências de uma situação específica, indicando a melhor estratégia, postura ou direção a ser seguida.

A Constelação Taoísta une a Constelação Sistêmica, de Bert Hellinger, com a Bússola Quântica, desenvolvida pelo terapeuta Sérgio Lan Tiger, fundada na geometria milenar do I Ching – o Clássico das Mutações.

taoista01Assim como a Constelação Sistêmica, a Constelação Taoísta pode ocorrer individual ou coletivamente; e pode ser aplicada com foco em pessoas, casais ou famílias. O detalhe é que ela acontece em um tabuleiro de xadrez, seja ele de tamanho padrão (modalidade individual), seja num tabuleiro de 16m2 (modalidade coletiva), dentro do qual os representantes funcionam como “peças” e transitam de acordo com as movimentações apontadas pelo sistema da pessoa constelada.

Uma vez que o tabuleiro de xadrez se origina e se liga diretamente ao I Ching, é possível rastrear e medir o grau de concordância dos movimentos da constelação com o Tao (o Caminho, o fluxo do Universo, inerente a tudo e a todos).

Isso significa que é possível perceber a fluidez dos movimentos durante a constelação com base não apenas na teoria de seu fundador, mas, também, na linguagem secular do I Ching, contando-se, assim, com uma “bússola” ou um “termômetro” a dar maior precisão e direcionamento às  questões abordadas.  E ainda mais para indicar ou confirmar movimentos benéficos, sábios que a pessoa pode tomar na sua vida”, explica Sérgio Lan Tiger.

Em sinergia com as Ordens do Amor (Hellinger), as quais ressaltam a importância do respeito ao lugar de cada elemento dentro de um sistema, a Constelação Taoísta estende às mutações e leis universais do I Ching e se  revela a cada passo se tornando, também, como oráculo, um instrumento enriquecedor e facilitador da cura, ajudando tanto no acesso de insights importantes, quanto na fluidez e reverberação da terapia realizada.

Devido ao próprio embasamento taoísta e à força agregadora dos elementos naturais, a constelação na modalidade coletiva é feita em contato com a natureza, à beira do lago Paranoá, no Setor de Mansões do Lago Norte. “A Constelação Taoísta une duas correntes de aprendizado infinito, conseguindo com isso ajudar as pessoas de forma tão sutil quanto profunda. Eu e Sérgio realizamos juntos essa terapia com as pessoas e fico muito grata pelo retorno que elas nos dão depois da constelação”, conta  Kamilla Jaya, terapeuta holística.

A constelação é considerada uma terapia alternativa. Não é considerada uma terapia associada a profissionais da medicina nem da psiquiatria. A constelação familiar tradicional remete à cura de uma provável herança emocional que a pessoa herdou da família e até de antepassados que nem chegou a conhecer.

Em muitos casos, ao ter acesso a essas referências, a pessoa consegue compreender certos comportamentos que a atrapalham na vida e até modificá-los por meio do autoconhecimento. “Há curas mais profundas necessárias a serem feitas na nossa alma, no nosso eu, que os remédios às vezes não conseguem acessar, não conseguem nos levar. Processos como esse podem ajudar muito a melhorar nossas relações com as pessoas e com a vida”, diz Sérgio. 

Olha aqui:

constelacao02SÉRGIO LAN TIGER

Site: www.oraculoquantico.com.br

Facebook: Oráculo Quântico / Sérgio Lan Tiger

Instagram: Oraculoquantico

E-mail: sergio@oraculoquantico.com.br

Blog: https://www.oraculoquantico.com.br/blog

Tel: (61) 99659-9559 / 3703-9559

 

constelacao01KAMILLA JAYA

Facebook: Kamilla Jaya

Instagram: kamillajaya

E-mail: teluricaalquimia@gmail.com

Tel: (61) 98139-4476

Você também pode gostar

Um comentário

  • Reply
    mateus
    05/07/2018 at 16:26

    Muito bom obrigado pelas dica

  • Deixe uma resposta