18 de agosto de 2019
Olhar Brasilia

Francisco Saldanha

Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo!

Olhares reveladores sobre a capital

Eles trouxeram um olhar surpreendente e encantador de cenários que todos os dias percorremos. Detalhes e ângulos diferenciados que nos levam a uma nova contemplação da cidade. Brasília vista por esses profissionais nos proporciona uma experiência visual nova de uma paisagem que, para quem mora aqui, já parece tão normal… Imagens que fazem a gente se reencantar em ser brasiliense.

Os vencedores da categoria Profissional do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia contam um pouco sobre o contexto na hora do registro das imagens vencedoras. A relação com a fotografia e a cidade. Os premiados foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por 12 pessoas (você acompanha a lista completa de jurados logo abaixo).

Confira o que cada premiado conta sobre sua foto:

Francisco Saldanha – 1º lugar

Gosto de retratar todos os locais que estão escondidos para o pessoal. Eu tirei essa foto do alto da Torre de TV, não com um drone, e quis mostrar o pôr do sol de um ângulo que a gente não está acostumado. Estamos habituados a ver o sol propriamente dito, e não o efeito dele sobre a gente. Foi uma surpresa ter vencido o prêmio, não estava esperando por isso. Brasília é linda demais para fotografar, e o nosso pôr do sol mais lindo ainda. Foi um prazer enorme participar. (Foto de capa deste post)

 

Gustavo Moreno – 2º lugar

Trabalhei muitos anos em jornais, como no Correio Braziliense, e aprendi a fotografar fazendo Cidades. Essa foto foi produzida em um dia muito frio, que tinha névoa. Eu cheguei ao jornal muito cedo, cerca de 6 ou 7 horas da manhã. Peguei o carro, fui para a Esplanada, me deparei com aquela névoa bonita subindo e consegui mostrar uma pessoa passando. Quero parabenizar a Samanta e a Marcia por este prêmio, que ajuda muito os fotógrafos.

 

André Luís Abrahão – 3º lugar

A minha relação com a fotografia é muito antiga, desde a adolescência. Essa imagem, até então, era inédita. Eu sempre a preservava no meu acervo pessoal. Ela foi tirada em uma câmera analógica, a Pentax Camil. A relação com ela é muito especial, porque aquela revoada de pássaros representa uma esperança que JK estava almejando. O busto olha para o Executivo e atrás está o Judiciário, com o Legislativo ao lado. JK está olhando firme para o Executivo e a missão que tinha de governar o país. É um olhar muito diferente e provocador. Eu tive uma sorte muito grande em conseguir aquele flagrante. Fico muito contente e agradecido por este evento que valorizou a fotografia brasiliense.

 

Vinícius Santa Rosa – Menção Honrosa

Acredito que pra quem não é fotógrafo o dia estava horrível. O vento forte, o céu nublado e a chuva que começava a chegar incomodavam bastante. Quando me deparei com a vista do Restaurante Mosaico, vi uma das paisagens que mais me transmitiram paz nesses últimos anos de fotografia. Nenhum barulho, nenhuma poluição visual e nada que pudesse me fazer apontar a câmera pra outro lado. Apenas a chuva que vinha limpando todo o cenário fazendo com que parte do Lago Norte desaparecesse em meio a tanta água.

Parabéns aos vencedores e a todos que participaram do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia, que convidou o brasiliense a olhar com atenção todos os pontos do nosso quadradinho!

As fotos premiadas, além de outras, farão parte de uma exposição aberta ao público no Venâncio Shopping a partir de 29/5.

Veja aqui como foi a festa de premiação.

Fotos da premiação – Laycer Tomaz

Francisco Saldanha recebe o prêmio de primeiro lugar na Categoria Profissional das mãos do homenageado da noite, o fotógrafo Luis Humberto.

Gustavo Moreno recebe o prêmio de segundo lugar na Categoria Profissional das mãos do vice-presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Luciano Leiro.

André Luis Abrahão recebe o prêmio de terceiro lugar na Categoria Profissional das mãos da colunista do Correio Braziliense Jane Godoy.

Vinícius Santa Rosa recebe a menção honrosa na Categoria Profissional das mãos do representante da Coca-Cola, Luiz Felipe Schimidt.

Veja aqui a lista dos jurados da Categoria Profissional do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia:
Adriana Nunes – Atriz da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo e Multishow / Charles Cosac – Diretor do Museu Nacional da República/ Daniel Mangabeira – Arquiteto e presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF / Eraldo Júnior – Publicitário e sócio-diretor da agência P7 Promo / Francisco Maia – Presidente da Fecomércio-DF / Ivaldo Cavalcante – Idealizador e proprietário da galeria de arte Olho de Águia, em Taguatinga/ Joelson Maia – jornalista, editor especial e Mídia Manager da TV Globo Brasília / José Roberto Bassul – Arquiteto e fotógrafo / Lourenço Cardoso – Professor de fotojornalismo e fotografia publicitária do UniCeub / Luciano Leiro – Vice-presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal / Luiz Fara Monteiro – Repórter especial e apresentador da TV Record / Valeria Cabral – Secretária executiva da Fundação Athos Bulcão.

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta