18 de agosto de 2019
Olhar Brasilia

Laycer Tomaz de Magalhães

Lá na minha rua

Exposição Prêmio Olhar Brasília de Fotografia

Mostra reúne a diversidade do olhar brasiliense para a capital. O céu, a arquitetura, a poética colorida, e também em preto e branco, estão nas 42 fotos selecionadas para a exposição, que fica aberta ao público até 20 de junho no Espaço Cultural Venâncio Shopping. Um evento com show da cantora Dhi Ribeiro marcou a abertura da mostra

Em clima de confraternização, fotógrafos amadores, profissionais, jurados e convidados se reuniram na noite de terça-feira (28/5) para a abertura da exposição Prêmio Olhar Brasília de Fotografia, que reúne 42 imagens. Um coquetel na varanda do Venâncio Shopping, com a projeção das fotos em um grande telão, abriu o evento. A cantora Dhi Ribeiro, com charme e talento, encantou o público com um repertório de MPB.

O objetivo da exposição foi reunir as seis fotos vencedoras do prêmio nas categorias Amador e Profissional , além de uma menção honrosa, e também imagens que representam a diversidade das 31 regiões administrativas do Distrito Federal. Ao visitar a mostra, o público poderá passear pelo olhar dos fotógrafos em quase todas as cidades do DF, com imagens diferenciadas e apaixonadas da capital. 

Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo!

O Prêmio Olhar Brasília de Fotografia marca as comemorações dos 59 anos de Brasília e foi mais um projeto do “Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo!”, criado pelas jornalistas Marcia Zarur e Samanta Sallum. O movimento do site Olhar Brasília surgiu há 2 anos como um manifesto de valorização e defesa da capital e conta, cada vez mais, com a simpatia e a adesão dos brasilienses.

Na categoria Amador, 10 fotos finalistas foram escolhidas por votação popular pelo instagram do site Olhar Brasília no fim de abril. Foram mais de 140 mil curtidas nas imagens inscritas no concurso. As finalistas foram então avaliadas por uma comissão de jurados que escolheu as três vencedoras. Já as vencedoras da categoria Profissional foram definidas por um outro júri formado por acadêmicos, fotógrafos, arquitetos, entre outros. Ao todo, foram distribuídos cerca de R$ 8 mil em prêmios.

A curadoria do prêmio e da exposição ficou nas mãos do fotógrafo, jornalista e professor Alan Marques. Segundo ele, o prêmio teve uma motivação lúdica, de confraternização, para se comemorar o aniversário de Brasília. Uma forma de dar oportunidade aos brasilienses de participarem do projeto e uma forma de reconhecimento aos amantes da fotografia e da capital federal, sendo eles amadores ou profissionais. 

A beleza do DF em imagens

“Foi uma enorme alegria ver a grande participação dos brasilienses no projeto. Superou nossas expectativas. O melhor retorno para nós é compartilhar da felicidade das pessoas em ver sua foto divulgada e até exposta, especialmente os amadores”, conta Samanta Sallum  

“A gente acredita que a cultura estabelece pontes. Ela pode derrubar muitas barreiras, inclusive as geográficas, que separam o Plano Piloto das outras cidades”, completa Marcia Zarur. A festa de premiação ocorreu em 9 de maio no Museu Nacional da República com a projeção das fotos na cúpula, numa noite mágica. 

O Venâncio Shopping foi um dos apoiadores do projeto, que teve o patrocínio da Coca-Cola Company e da Fecomércio-DF. A exposição fica no Espaço Cultural Venâncio até 20 de junho. “Quando pensamos a revitalização do shopping, anos atrás, tínhamos em mente, também, uma mudança de conceito que dialogasse mais com a cultura, lazer, economia criativa, sempre em sintonia com a cidade. Estamos muito felizes com essa parceria pela oportunidade de reforçar esse desejo”, afirmou o empreendedor André Venâncio. 

Vem Olhar!

Exposição Olhar Brasília
Data: de 29 de maio a 20 de junho
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 20h; e aos sábados, das 10h às 18h
Local: Venâncio Shopping
Venâncio Shopping
SCS Quadra 8, Brasília/DF

Fotos do evento: Laycer Tomaz de Magalhães

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta