19 de Abril de 2024
Olhar Brasília

Raquel Aviani

79C018B1 986B 451D 9122 17923A8A1AE9
Lá na minha rua

A Universidade é de Brasília

Por Marcia Zarur

A UnB nasceu quando Brasília ainda era uma criança. A cidade tinha apenas 2 anos quando o projeto de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira ganhou vida e relevância, como um grande centro de notáveis – responsável pela formação das cabeças pensantes da capital e do país. E seguem as duas assim, até hoje, irmãs e parceiras indissociáveis. 

Enquanto Brasília se prepara para se tornar uma sessentona, a UnB também se organiza para a festa. A reitora, Márcia Abrahão, criou uma comissão que vai pensar, sugerir e elaborar maneiras de integrar ainda mais a UnB ao aniversário de Brasília.

03517C84 F6F0 4871 9129 A7E33C73414A Integrantes da Comissão UnB nos 60 anos de Brasília

Serão duas frentes: um resgate à memória da vida universitária, cheia de histórias e momentos marcantes ao longo das últimas décadas; e um olhar no futuro, na inovação que continua destacando a excelência da instituição.

Presentes para a cidade

A comissão se reuniu pela primeira vez na última sexta-feira (16/8), e já há algumas sugestões de presentes para a aniversariante. Um deles pode ser o restauro do painel do artista Athos Bulcão, no Instituto de Artes da UnB. Ideia da secretária executiva da FundAthos, Valéria Cabral, para a festa de 60 anos.

Há também a possibilidade da instalação de placas, “assinalando locais onde aconteceram fatos marcantes, relevantes ou até dramáticos no Campus Darcy Ribeiro”, como sugeriu o professor emérito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo José Carlos Coutinho, também integrante da comissão.

Muita história pra contar…

Para quem acompanha a história da cidade, fatos como a invasão da universidade, em 1968, quando a polícia confinou os estudantes numa quadra de basquete, não podem ser esquecidos. A cidade relembrou um pouco dessa época, há quase 10 anos, numa série especial de reportagens do DFTV em comemoração ao aniversário dos 50 anos de Brasília.

F9163017 EC29 41A7 BB0E 93D609E026D4 Marcia Zarur, a reitora, Márcia Abrahão,
e a jornalista Conceição Freitas

E a universidade continua escrevendo muitas histórias com Brasília e os brasilienses, que morrem de orgulho da UnB, como eu. Ex-aluna, filha de ex-alunos e agora mãe de aluno, faço parte da comissão com uma alegria que não cabe em mim. É com esse entusiasmo que convidamos os moradores da cidade a comemorarem com histórias, depoimentos e sugestões. Afinal, a universidade é nossa!

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta