17 de setembro de 2019
Olhar Brasilia
Capa Vitrine Cultural

Teatro Garagem – 40 anos de uma bela história

Por Marcia Zarur

Um dos palcos mais antigos e charmosos da cidade está comemorando 40 anos, com muita história pra contar.

O Teatro Sesc Garagem começou, como o próprio nome diz, como um estacionamento subterrâneo na 913 Sul. Mas a rampa muito íngreme e a facilidade para deixar os carros na parte de cima da rua, na época com uma profusão de vagas, tornaram o espaço ocioso. Foi aí que os artistas tomaram conta do local e construíram, em mutirão, uma espécie de teatro de arena, no fim da década de 1970. 

Com as arquibancadas móveis, cada show ou espetáculo pode ter uma configuração diferente, e o local é capaz de receber até 200 pessoas por apresentação.

Já passou por lá o Jogo de Cena, que revelou grupos de sucesso como Os Melhores do Mundo. Uma infinidade de bandas também, como Mel da Terra, Raimundos e Plebe Rude, entre outras. O palco ainda abrigou de montagens do diretor Hugo Rodas a grandes nomes de artistas locais e nacionais.

Não é possível falar da cultura em Brasília sem citar o Garagem. “Resgatar essa história também significa contribuir para o entendimento da dinâmica cultural de Brasília. Conhecer o passado ajuda a compreender o presente e a planejar melhor o futuro”, afirma o diretor do Sesc-DF, Marco Tulio Chaparro.

Memória Viva

É justamente para manter viva essa memória candanga que o Sesc lançou uma campanha nas redes sociais. Os brasilienses estão convidados a postar fotos e contar episódios que envolvam o Teatro Garagem. Para participar, basta fazer um post com a hashtag #SescGaragem40Anos. Quem não tem uma boa história ou uma doce lembrança do Garagem?

Para celebrar essas quatro décadas de cultura, começa hoje, terça-feira (10/9) uma série de shows e apresentações que segue até domingo (15/9).  Artistas consagrados, como Ellen Oléria e Plebe Rude, e apresentações de Os Saltimbancos, Murilo Grossi, Miriam Virna e Wélder e Pipo, do grupo Os Melhores do Mundo, estão na programação. 

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados a partir das 14h, no dia do evento, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. Aproveite, e vamos celebrar esse patrimônio de Brasília. Vida longa ao Garagem!!

Programação:

Terça-feira (10/9) – 20h
Homenagens a artistas e profissionais importantes para a história do Teatro Garagem
Show da artista brasiliense Ellen Oléria

Quarta-feira (11/9) – 20h
– Sesc Esquete Show – com apresentações de quatro cenas curtas de teatro, com os artistas Chico Sant’anna, Murilo Grossi, Miriam Virna e Carmen Moretzsohn
– Show da Banda Mel da Terra
– Apresentação dos artistas Wélder e Pipo (do grupo Os Melhores do Mundo)

Quinta-feira (12/9) – 20h
– Espetáculo Os Saltimbancos (direção: Hugo Rodas)

Sexta-feira (13/9)
– Exibição no hall do teatro do documentário Geração Baré-Cola – Usuários de Rock – 18h
– Shows de Rock / Metal (bandas Dungeon, Torino e Deja-Vu) – 20h

Sábado (14/9) – 20h
– Show de Rock (banda Autoramas)

Domingo (15/9) – 20h
– Show de Rock (banda Plebe Rude)

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta