9 de dezembro de 2019
Olhar Brasilia

Francisco Saldanha

Lá na minha rua

Ceilândia recebe as fotos do Prêmio Olhar Brasília

Mostra reúne a diversidade do olhar brasiliense para a capital. O céu, a arquitetura, a poética colorida, e também em preto e branco… Tudo isso está retratado nas mais de 40 fotos selecionadas para a exposição, no Sesc de Ceilândia.

A mostra traz as seis fotos vencedoras do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia nas categorias Amador e Profissional, além de uma menção honrosa. E também imagens que representam a diversidade das 31 regiões administrativas do Distrito Federal. Ao todo, são 42 imagens, ampliadas em tamanho 40×60.

O público poderá passear pelo olhar dos fotógrafos em quase todas as cidades do DF, com imagens diferenciadas e apaixonadas da capital. O Prêmio Olhar Brasília de Fotografia, idealizado pelas jornalistas Marcia Zarur e Samanta Sallum, e realizado pelo site, foi mais uma iniciativa de valorização da cidade e de sua gente. Uma forma de mostrar que a capital vai além dos belos monumentos de Niemeyer. 

“O prêmio teve como objetivo valorizar todas as regiões administrativas, produzindo um mosaico de imagens que reflitam a nossa capital multifacetada – que é bela, humana, arrojada, surpreendente, poética e, ao mesmo tempo, simples, cultural e bucólica como cidade-parque”, afirma Samanta.

“A gente acredita que a cultura faz pontes. Ela pode derrubar muitas barreiras, inclusive as geográficas, que separam o Plano Piloto das outras cidades”, completa Marcia. 

O Prêmio Olhar Brasília de Fotografia marcou as comemorações pelos 59 anos de Brasília, com festa de premiação no Museu Nacional da República e a projeção das fotos na cúpula, numa noite mágica.

Júri e Voto Popular

Os 10 finalistas do Prêmio na categoria Amador foram selecionados por participação popular nas redes sociais. A partir dessa peneira, os 3 vencedores foram escolhidos por uma comissão de jurados, formada por representantes dos segmentos acadêmico, jornalístico, cultural, econômico, dos arquitetos, empresarial, coletivos e defensores de Brasília que espelhem a diversidade da capital do país. Já as premiadas na categoria Profissional foram selecionadas e eleitas pelo júri. (Veja aqui a composição das duas comissões).

O projeto, sem fins lucrativos, tem apoio da Globo Brasília, Coca-Cola, Fecomércio-DF e Venâncio Shopping. Ao todo, foram distribuídos R$ 8 mil em prêmios.

Olha só:
Exposição Olhar Brasília
Data: de 26 de setembro a 27 de outubro
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 20h; e aos sábados, das 10h às 18h
Local: Sesc de Ceilândia

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta