12 de novembro de 2019
Olhar Brasilia
Vitrine Cultural

Quando a maternidade inspira

A autora Karine Câmara lança A Quadra Encantada, seu primeiro livro infantil, no próximo sábado (19), no Parque do Pontão do Lago Sul, com teatrinho e animações para a criançada. Pelo olhar afetivo de Karine, Brasília tem muito encanto nas suas quadras.

Uma cena que se repete diariamente em vários lares, nem por isso é menos especial. Pelo contrário, momento em que as relações entre pais e filhos se fortalecem, quando é possível criar um mundo lúdico e afetivo inspirador: a hora de colocar os pequenos para dormir, fazê-los embalar num sono saudável para a mente e para o corpo.

E foi nesses momentos que a mãe de Antônio , de 4 anos, se viu criando historinhas. Tudo começou com uma brincadeira mesmo. Karine Câmara, comunicóloga e, agora, escritora, criava novos personagens, alterava cenários, expandia possibilidades para que Antônio pudesse sonhar ainda mais alto.

O personagem central do livro é inspirado no filho de Karine. Na história, atual em sua essência, o menino passa horas vendo o mundo quadrado diante da tela de um tablet – hipérbole criada para descrever um hábito comum às crianças. Ao seu redor, o mundo começa a perder as cores. Tudo segue assim até ele descobrir que, fora da janela de casa, em sua quadra, ele pode: viver, aprender, experimentar a vida, e não apenas assistir a um mundo de coisas interessantes sem poder, de fato, tocá-las.”

“Todas as noites, quando me sento para colocar o Antônio para dormir, eu conto historinhas para ele. Em determinado momento, percebi que poderia mudar as histórias, inventar novos desfechos, finais mais alegres ou impactantes. Foi aí que descobri que também posso criar histórias e não apenas contá-las”, explica a autora.

Do dia a dia como mãe, ensinando o menino a deixar os jogos eletrônicos um pouco de lado, surgiu essa ideia, mas ela não quer parar por aí. “Já tenho planos para outros livros”, conta. No que lança agora, o cenário rico em vida real e divertida é uma das quadras de Brasília, muito simbólico, onde vários pequenos brasilienses cresceram.

Assim como no livro, onde Antônio descobre um parquinho em sua quadra, Karine quer realizar o sonho de outras crianças e, com o dinheiro da publicação, da editora Artletras, organizar a construção de um espaço na Estrutural. “Toda a verba arrecadada com venda dos 1.000 exemplares desse livro será aplicada na construção de um parquinho na Estrutural”, explica.

Durante o lançamento, também estarão presentes apoiadores do projeto, como a Cia. teatral Neia e Nando, com contação de histórias; a animação para a criançada ficará por conta da Papa de Pano; e toda a decoração da área externa será produzida pela equipe do Lá Fora Lounge de Pique Nique.

*Lançamento do livro A Quadra Encantada*
*LOCAL*: Parque do Pontão do Lago Sul – Brasília – DF
*DIA:* 19 de outubro
*HORÁRIO:* das 10h às 12h
*ENTRADA:* gratuita
*CLASSIFICAÇÃO:* Livre

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta