7 de dezembro de 2019
Olhar Brasilia

Divulgação

Capa Lá na minha rua

Natal Sempre Monumental

Por Sara Campos

Neste domingo, 8/12, a Torre de TV vai se transformar na árvore de Natal oficial de Brasília. E será a maior árvore de Natal do Brasil, com um espetáculo de luzes e cores, de tirar o fôlego. 

Os tempos áureos da decoração de Natal brasiliense estão de volta, e o endereço escolhido é um dos principais pontos turísticos da capital – a Torre de TV. O Natal Sempre Monumental promete ser o ponto de encontro das famílias e retomar a magia das noites iluminadas de dezembro, que marcam época em Brasília.

Uma projeção de luzes com mais de 200 refletores moving lights e 300 refletores de LED multicoloridos simulará uma bela e imponente árvore de Natal, com iluminação que poderá ser vista de uma distância de até 5 Km. O diretor artístico carioca Abel Gomes, responsável pela árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, assina o projeto. Ele já projetou árvores em países como Portugal, México, Romênia, Hungria e Polônia. O investimento foi estimado em R$ 7 milhões e vai encher os olhos de moradores e visitantes. 

“Brasília é linda, além de ser uma grande cidade em todos os aspectos. Ela merece estar na agenda dos grandes espetáculos natalinos do Brasil. Vai ser um momento histórico”, destaca Abel, em entrevista ao Olhar Brasília.

Os traçados arquitetônicos de Oscar Niemeyer inspiraram a formatação do projeto, concretizado pela Fecomércio-DF e pelo Governo do Distrito Federal e que conta com o apoio do Sesc-DF e da Companhia Energética de Brasília. A CEB prometeu aproveitar a festa para reativar a fonte luminosa da Torre de TV, um dos monumentos que fazem parte da memória afetiva de muitos brasilienses.

“Esse projeto insere Brasília no cenário nacional de beleza através da luz e da arte. Nada melhor do que aproveitar a ocasião para devolver a fonte aos brasilienses”, ressalta o presidente da CEB, Edison Garcia.

“Muita gente visita parentes em outras cidades nessa época. Queremos fazer o movimento contrário: que pessoas de diversos cantos do país escolham Brasília para o Natal. Não será um evento exclusivo dos moradores, mas sim de todos os brasileiros”, ressalta Francisco Maia, presidente da Fecomércio-DF.

Maia nasceu no Piauí, mas escolheu Brasília como morada desde 1963. “Estamos trabalhando por Brasília. Todos temos ela dentro de nós e nossa cidade merece essa dedicação”, destaca.

O lançamento do Natal Sempre Monumental conta com apresentações imponentes a partir das 19h, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, com regência do maestro Claudio Cohen. Ao som da Orquestra, o público poderá conferir o espetáculo de ballet clássico, com a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Claudia Mota, e o primeiro bailarino do Teatro Colón, de Buenos Aires, Federico Fernandez.

Às 20h, serão acesas as luzes da Torre de TV e da fonte luminosa, e em seguida o público vai acompanhar um belo show pirotécnico, para completar o espetáculo de luzes. Na sequência está prevista a apresentação da cantora sertaneja Naiara Azevedo.

Lazer para todas as idades

O Natal Sempre Monumental oferece atividades para toda a família. A marquise da Torre de TV receberá Planetário, Oceanário, gibiteca e biblioteca além de atividades como pintura livre, spiroball, pedal kart, jogos de tabuleiro e oficina gastronômica de cupcakes com temática natalina. Tudo coordenado pelo Sesc-DF.

O projeto Mesa Brasil Sesc, que atende 64 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal, também terá ponto de coleta para receber doações de alimentos não-perecíveis, roupas e brinquedos.

Vale Olhar
Natal Sempre Monumental

Abertura: dia 8 de novembro, a partir das 19h, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência de Claudio Cohen e apresentação de ballet de Claudia Mota e Federico Fernandez, às 19h
Acendimento da árvore, às 20h
Show de Naiara Azevedo, às 21h
A partir do dia 9 de dezembro de 2019 até dia 6 de janeiro de 2020, das 19h até 1h.
Confira também a programação da carreata de Natal Sesc, que vai espalhar o espírito natalino por várias Regiões Administrativas:
17/12
Taguatinga Sul – Comércio Local da Vila Dimas – 19 horas.
Samambaia – Feicenter – 20 horas.
Recantos das Emas – Praça do Castelo Forte – 21 horas.
18/12
Taguatinga – Praça do Relógio – 19 horas.
Ceilândia – Ginásio Poliesportivo – 20 horas.
19/12
São Sebastião – Em frente a administração regional – 19 horas.
Paranoá – Paranoá Parque – 20 horas.
20/12
Rodoviária Plano Piloto – Plataforma inferior – 19 horas.
Itapoã – Praça em frente a administração – 20 horas.
22/12
Planaltina – Rodoviária/Centro cultural – 16 horas.
Sobradinho – Rodoviária/Centro cultural – 17h30 horas.
Fercal – Galpão da Administração da Fercal – 18h30 horas.

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta