28 de Marco de 2024
Olhar Brasília

Henrique Ferreira

0
Vitrine Cultural

Festival Mês da Fotografia e a Semana de Arte Moderna

O movimento que revolucionou a arte brasileira é o tema do Festival Mês da Fotografia 2021, que acontece na cidade a partir de primeiro de agosto. A Semana de Arte Moderna, que ano que vem completa 1 século, é um convite aos fotógrafos para refletirem sobre a produção artística brasileira, que passou a ter olhos voltados para o próprio país. 

Este ano, depois de uma versão totalmente on-line em 2020, o festival volta em formato híbrido, com eventos presenciais e virtuais, respeitando todos os protocolos sanitários. Serão nove exposições, visitas guiadas, debates e rodas de conversa, encontro com curadores e a VII Exposição Coletiva.

Entre os convidados para debates, estão grandes nomes da fotografia, como Nick Elmoor, Zuleika de Souza, José Roberto Bassul, Carolina Soares e Rubens Fernandes.

A edição deste ano traz duas novas categorias: Jovens Fotógrafos, para quem tem de 18 e 25 anos; e Fotografia Inclusiva, para pessoas com deficiências. “Eu acredito que o papel da cultura é sempre diversificar e abrir espaço para deixar fluir a criatividade que existe em cada ser humano, e com a fotografia não é diferente. Queremos, cada vez mais, ter uma participação diversificada no nosso evento, que tem como compromisso dar acesso à cultura para todos os cidadãos”, afirma o fotógrafo Eraldo Peres, idealizador e diretor executivo do projeto.

0E20742B 330A 49B1 B692 6B1BBDECA799Foto de Rinaldo Morelli

No dia 19, quando se comemora o Dia Internacional da Fotografia, vai ter um “Fotografaço Virtual”, que será realizado durante 24 horas nas redes sociais do evento. O tema das fotos será livre e estará aberto à participação do público em geral, que poderá fazer seus registros e postar as fotos nas redes sociais com a hashtag #fotografaço2021. As fotos farão parte de uma grande galeria virtual no site do Festival Mês da Fotografia.

Uma projeção de 150 fotos na cúpula do Museu Nacional, das 19h30 às 21h00, também vai marcar a data. Confira aqui a programação completa. 

O Festival Mês da Fotografia, que conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), este ano será mais focado nas regiões de Águas Claras, Vicente Pires, Guará e Taguatinga, onde ficarão concentradas as ações presenciais.

 

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta