23 de Marco de 2024
Olhar Brasília
capabosqueatelie
Espaço convidado

Lago Oeste – Para viver, amar e passear

Convidada: Iara Vidal é brasiliense apaixonada, nasceu, cresceu, se tornou cidadã, profissional, esposa e mãe neste Quadradinho.

Tenho orgulho de carregar o horizonte sobre os ombros, contemplar o céu azul e o pôr do sol, caminhar sobre a terra vermelha e suspirar por ipês coloridos. Desde dezembro de 2016, eu escrevo a coluna Consumo Consciente. Conto histórias de iniciativas alinhadas à sustentabilidade e abordo temas desse universo.

IMG4418Meu olhar sobre Brasília recai na revolução em curso do modo de produzir e consumir alimentos. O maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, elevado nível de escolaridade e de consciência ambiental, faz do Distrito Federal um dos grandes consumidores de orgânicos do país. Nosso mercado livre de agrotóxicos é pulsante, com soluções e tecnologias sustentáveis.

O Núcleo Rural Lago Oeste é uma vitrine desse movimento verde, com uma comunidade ativa, engajada, conectada e comprometida com as questões ambientais. Localizado em Sobradinho, a cerca de 40km do centro de Brasília, os 35km² da região abrigam chácaras de 20 mil m2 cercadas por caminhos, ruas e travessas de chão de barro, cercas-vivas e muito verde em um ambiente campestre e de respeito à natureza.

O Lago Oeste está abraçado por Unidades de Conservação Ambiental, com grande potencial agroecológico e vocação para a produção orgânica e o ecoturismo. Há atividades ecoturísticas, como trilhas para caminhadas, cavalgadas e pedaladas, cascatas e lagoas, além de restaurantes e hospedagem.”

O que realmente faz diferença nesse pedacinho especial do DF é a comunidade. A associação comunitária Asproeste é a catalisadora de iniciativas ligadas à sustentabilidade, como a Feira Agroecológica, que reúne produtores locais, e o Cineclube Lago Oeste, criado para estimular a reflexão e a busca por novos conhecimentos e práticas ambientalmente sustentáveis por meio da exibição de filmes com uma sessão mensal aos domingos.

Uma iniciativa que vale muito conhecer no Lago Oeste é a Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA). Do total de 20 CSAs no DF, quatro delas estão ali: Toca da Coruja, Bindu, São João e Verde que te quero Verde. A CSA muda a dinâmica da cadeia produtiva de alimentos orgânicos. O consumidor dá lugar ao coagricultor, incentivado a participar de todas as etapas – como a seleção das variedades que serão cultivadas e o mutirão para plantio e colheita. Em vez de comprar alimentos, o coagricultor financia a produção do agricultor. Tanto o excedente da produção como os prejuízos são compartilhados.

A CSA é uma forma de consumir alimentos orgânicos respeitosa com o meio ambiente e com o agricultor. Possibilita uma vivência do cotidiano e dos ciclos da natureza. Esse modelo apoia os produtores locais e promove espaços de interação entre as pessoas na cidade e no campo. Por exemplo, os coagricultores da Bindu recebem a cesta de alimentos semanais às quartas-feiras no ponto de convivência do grupo, em uma escola na Asa Norte. As 15 famílias de coagricultores abastecem a despensa com orgânicos variados, de acordo com a safra.

Olhe e conheça o Lago Oeste:

Bosque Ateliê – Corte, costura, tingimento natural e impressão botânica em roupas e criação de produtos funcionais com matérias-primas de reúso.

Café Serra Azul – Café cultivado dentro das rígidas normas da agricultura orgânica e processado de forma artesanal.

Empório Lago OesteIniciativa da Asproeste que oferece produtos hortifrutigranjeiros e artesanatos, em especial a produção da agricultura familiar, dos pequenos produtores e da agricultura agroecológica e orgânica de produtores locais.
Rodovia DF-003, Km 0,4 (no Balão do Colorado, entre os postos de combustíveis Flamingo e Altana)
Quintas e sextas-feiras, das 16h às 21h; aos sábados, das 8h às 15h; e domingos, das 8h às 13h.

La Pimenteira – Pimentas cultivadas pela Mestra Pimenteira Priscila Ávila, reconhecida e respeitada pelo Brasil afora como uma das maiores especialistas da área.

Nany Doces – Café que oferece tortas, bolos, docinhos finos e tradicionais, pão de mel…
Núcleo Rural Lago Oeste, Rua 7, Chácara 142E, (61) 98125-3721.

Pizzaria do Ari – Massas frescas assadas diretamente na pedra e molho de tomate enriquecido com ervas orgânicas cultivadas no próprio local.
Núcleo Rural Lago Oeste, Rua 00, Chácara 3A, (61) 99395-3324.

Refazenda – Restaurante e pousada em frente ao Parque Nacional de Brasília, que abriga a Reserva Biológica Chapada da Contagem, região de serras e montanhas na Rota das Cachoeiras do Poço Azul, Chapada Imperial e Mumunhas.
Núcleo Rural Lago Oeste, Rua 16, Chácara 46, (61) 9994-0326.

Sítio Semente – Referência em agricultura sintrópica. Oferece produtos orgânicos e cursos com base nos ensinamentos de Ernst Götsch. Visitações agendadas.
Núcleo Rural Lago Oeste, Rua 23.

Templo de Minerva – Astrologia, tarot, homeopatia, florais, árvore da vida e outros conhecimentos esotéricos sob a perspectiva do Ativismo Quântico.
Núcleo Rural Lago Oeste, Rua 19, Chácara 834 – Condomínio Palmas, (61) 98139-5185.

Terra Dourada – Produz alimentos orgânicos e promove atividades de medicina integral, autoconhecimento, expansão da consciência e promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Núcleo Rural Lago Oeste, Rua 13 – Travessa 5 – Entrada 1 – chácaras 02/04, (61) 99158-7093.

Vista Linda Gastronomia e LazerO restaurante rural, especializado em frutos do mar, oferece ampla vista da paisagem do Cerrado. No cardápio, o chef e proprietário, Gouthier Dias, ou Guto, reúne alguns dos mais tradicionais pratos da culinária capixaba.
Núcleo Rural Lago Oeste, Rua 14, Chácara 279, (61) 3302-5425.

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta