Estamos no limite. A qualquer momento, a falta d’água pode ser pior. Notícias chegam, a todo instante, dizendo que o racionamento vai aumentar e que vamos ficar dois dias da semana com as torneiras secas. Por enquanto, a Caesb nega, mas uma hora vai deixar de ser boato…
Nunca vimos os reservatórios tão baixos. Santa Maria tem só 25% do volume, e o Descoberto bateu ontem inacreditáveis 11%. Acompanhar as medições da Adasa (a Agência Reguladora de Águas) entrou definitivamente na nossa rotina e a torcida pela chuva não é mais só pra amenizar os desconfortos da seca.
No Plano Piloto, boa parte dos prédios tem reserva que aguenta um dia sem o fornecimento da Caesb. E aqui vou dar meu prédio como exemplo da mais completa falta de bom senso. Por causa dessa facilidade, não se sente o transtorno do corte de fornecimento uma vez por semana. Mas um dia, apesar disso, ficamos sem água.
Fui tentar descobrir o que aconteceu e me deparei com a surpresa estarrecedora: os moradores não só NÃO estão poupando água, como o consumo aumentou!
Oi? É isso mesmo? Quase não acreditei quando o zelador me contou. Mas essa postura individualista certamente se espalha por outros pontos da cidade, com gente gastando água como se não houvesse amanhã.
Nós nos acostumamos a ter água em abundância. Não temos a cultura de combater o desperdício e mudar hábitos exige esforço. E olha que as medidas pra poupar nem são tão complicadas assim.
É claro que só a mudança de postura das pessoas não vai resolver o problema. É preciso ação do governo para “apagar o incêndio” do desabastecimento e principalmente olhar para o futuro. Fico me perguntando: cadê Corumbá IV, que seria a segurança hídrica do DF pelos próximos 30 anos? O que estamos vivendo é resultado de décadas de negligência no planejamento. Uma hora a conta chegaria, e aí não adianta botar a culpa só em São Pedro…
2 Comentários
rita
19/10/2017 at 09:17Márcia, não é só isso. Muitos prédios aumentaram as capacidades dos reservatórios no início do ano para que pudessem armazenar mais água e continuarem a gastar do mesmo jeito… Muito triste.
Rita
Marcia Zarur
07/11/2017 at 21:39Exatamente Rita. Quem não sente a torneira seca, não se preocupa em poupar água. A somo de alta de planejamento dos gestores, pouca chuva e desperdício no uso não pode resultar em boa coisa… Beijos