Hoje é: quinta, 23 de janeiro de 2025
Olhar Brasília
exposicao do premio marcantonio em brasilia 1140 x 600
Vitrine Cultural

Arte ao alcance do brasiliense

A arte abre um novo mundo aos sentidos e deve ser apresentada cedo às pessoas. Não é à toa que há filas de crianças, de todas as idades, em visitas aos museus mais famosos do mundo.

Enquanto isso, Brasília sofre e se ressente com a falta de espaços culturais. Convivemos com o Teatro Nacional interditado há quase 4 anos, sem falar de outros pontos importantes fechados, como o Espaço Cultural Renato Russo, o Museu de Arte de Brasília e a Biblioteca Demonstrativa.

Por isso é tão importante quando surge na cidade um novo centro sofisticado, com acervo selecionado, dedicado à arte contemporânea. Na verdade, o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, do TCU, existe desde 2003, mas ano passado ganhou um novo endereço, no Setor de Clubes Sul, pertinho do CCBB.

unnamed 13Uma galeria invejável, de quase 500m², que recebe exposições temporárias diversas. Até 22 de dezembro, fica em cartaz a mostra “A Intenção e o Gesto”, do artista cearense Sérvulo Esmeraldo, e obras de outros 11 artistas contemporâneos. São exposições que permitem um trabalho educativo que nos faz ter, aqui também em Brasília, crianças apreciando acervos de respeito.

O programa de visitas educativas para escolas públicas recebe 90 estudantes por dia, que vem das cidades-satélites em ônibus de luxo e ganham lanche, além de explicações que vão deixar marcas para a vida inteira.

Vale olhar o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, no Setor de Clubes Esportivos Sul, SCES, Trecho 3, Lote 3, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 14h às 18h, com entrada franca. O agendamento para o programa educativo, aberto para escolas públicas e particulares, pode ser feito pelo: 3316-5221.

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta