Um espetáculo? Uma agenda cultural? Um programa de auditório? Como definir o Jogo de Cena? Acho que é tudo isso. Um produto totalmente brasiliense e que não deixa de ser jovem – mesmo 33 anos depois de sua estreia.
Vi uma edição do Jogo de Cena a primeira vez no Teatro Garagem, e devia ter mais ou menos a idade que meu filho mais velho tem hoje. (Socorro!! Que tempo apressado é esse?) A turma da escola combinou o programa e eu fiquei encantada.
Pelo palco passavam trechos de peças de teatro, pequenas apresentações de dança, bate papo com gente da cultura e da plateia. Enquanto rolavam as apresentações, um artista no cantinho do palco pintava um quadro, ao vivo. Todas as artes no mesmo espaço.
O público ia degustando esses fragmentos do que estava em cartaz, como numa agenda cultural viva. Foi numa dessas que eu conheci o grupo A Culpa é da Mãe, que anos depois daria origem à Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo, de quem sou super fã até hoje.
O diretor e produtor cultural James Fensterseifer é o responsável pela longevidade do projeto, que teve a sua última edição apresentada ontem. O futuro do Jogo é incerto. Depende de um novo edital da Caixa Cultural, que foi a casa do programa nos últimos 18 anos.
Quando soube que era o último da temporada, e talvez da vida, reuni os amigos e comprei ingressos. E tive a linda surpresa de receber um pedido do James: será que os apresentadores podem fazer esta última edição com as camisetas da campanha ‘Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo’?
Imagina a alegria de ver os comediantes Ricardo Pipo e Rodolfo Cordón, tão queridos na cidade, participando desse movimento. Uma honra, James Fensterseifer! Afinal, o Jogo de Cena é Brasília pura, no que ela tem de melhor.
3 Comentários
Marcela Mihessen
22/03/2018 at 09:33Marcia, que legal! Emocionei com esse texto! O Jogo de Cena fez parte da minha adolescência!
Ontem eu adorei! Me senti um pouco velha com algumas apresentações! Adorei ouvir as vinhetas, ver a pintora ao lado do palco e morrer de rir com o Pipo e o Rodolfo. O Jogo de Cena tem que continuar!
DANIELA S SIQUEIRA
22/03/2018 at 09:40Uau, parabéns !!! Não sou nascida em Brasiila, mas moro aqui. E vi o Jogo de Cena na CAIXA e adorei.
Gladys Mello
23/03/2018 at 07:13Que demais!!! Tomara que o Jogo de Cena não saia de cena!!!