Hoje é: segunda, 17 de março de 2025
Olhar Brasília

Laycer Tomaz de Magalhães

MG 3630
Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo!

Uma noite mágica em homenagem a Brasília

Anúncio dos vencedores do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia teve como cenário o Museu Nacional da República. A cerimônia de premiação encantou o público com fotos de amadores e profissionais projetadas na cúpula ao som de Villa Lobos e coquetel do Beirute.

“A beleza de uma capital que se revela” foi o tema do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia, cujos vencedores foram anunciados na noite da última quinta-feira (9/5). O local não poderia ser mais especial – o Museu Nacional da República, um dos mais importantes espaços culturais da cidade. Após a cerimônia, o público pôde contemplar 40 imagens selecionadas entre as mais de 500 que participaram do concurso.

Jovane Nunes, ator da Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo, comandou a cerimônia de premiação. Em clima de descontração, animou o coquetel do evento. Ele convidou as idealizadoras do site Olhar Brasília e do movimento Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo para explicar o conceito do projeto.

“A gente acredita que a cultura faz pontes. Ela pode derrubar muitas barreiras, inclusive as geográficas, que separam o Plano Piloto das outras cidades”, destacou Marcia Zarur sobre um dos principais motivos da criação do concurso. Samanta Sallum reforçou que a capital federal é muito mais que a Esplanada dos Ministérios e, por isso, era importante representar as diferentes faces que ela possui. ”Estamos emocionadas em ter realizado esse projeto numa homenagem aos 59 anos de Brasília”.

Noite de homenagens

MG 3683

O fotógrafo Alan Marques, curador do Prêmio, prestou uma homenagem ao fotojornalista Gervásio Baptista, falecido em abril deste ano. Alan destacou o poder que a fotografia tem de perpetuar os momentos. “Quando a gente olha para as imagens do Gervásio, percebemos que ele eternizou  instantes  da construção dessa tão amada cidade”, enfatizou, se referindo a uma das históricas fotos de Gervásio de JK. 

A noite foi marcada por uma outra homenagem especial: ao fotógrafo Luis Humberto, com atuação em veículos como a Veja, IstoÉ e Jornal de Brasília.

MG 4065Aos  84 anos, foi recebido com muitos aplausos e entregou o prêmio ao ganhador da categoria profissional. Os vencedores foram Francisco Saldanha, Gustavo Moreno e André Luís Abrahão.

Todas as brasílias na cúpula do Museu

As fotografias ganhadoras na categoria amador retrataram o arco-íris em meio a Águas Claras  de Diovane Zica, o nascer do sol em Samambaia de Thiago Barreto e o Buraco do Tatu em um horário de intenso fluxo de carros e pessoas de Dilton Alves. Após a cerimônia de premiação, o público foi convidado a assistir à exibição das imagens na cúpula do Museu ao som de Villa Lobos.

Com representantes de quase todas as regiões administrativas do DF – como Taguatinga, Brazlândia, Planaltina e Sobradinho -, 40 fotos fizeram parte da projeção que tornou a Esplanada dos Ministérios ainda mais espetacular. As obras também serão exibidas em uma exposição no Espaço Cultural do Venâncio Shopping a partir de 28 de maio.

As premiações foram entregues pelos representantes das entidades apoiadoras do concurso e pelas representantes da imprensa de Brasília Conceição Freitas e Jane Godoy. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio – DF), Chico Maia,  e Luiz Felipe Schmidt, representante da Coca-Cola Company, reforçaram a importância da parceria com o movimento de valorização da capital federal promovido pelo site Olhar Brasília.

MG 3987Também marcou presença no evento um dos mais célebres garçons da cidade, o Cícero, que recebeu homenagem pelo aniversário de 53 anos do Beirute junto com Francisco Emílio Marinho, um dos sócios do bar.

O Prêmio Olhar Brasília de Fotografia foi patrocinado pela Coca-Cola Company, Fecomércio-DF e SESC-DF. Recebeu também o importante apoio de Venâncio Shopping, Associação dos Delegados da Polícia Federal do Distrito Federal (ADPF-DF), Grupo Globo de Comunicação, P7 Agência de Publicidade, Bar Beirute e Associação dos Bares e Restaurantes do DF (Abrasel-DF).

Confira as fotos premidas:

1° lugar na categoria amador – Diovane Zica Ferreira, de Águas Claras

Diovane Zica Ferreira

2° lugar na categoria amador – Thiago Barreto Braga, de Samambaia

Thiago Barreto Braga

3° lugar na categoria amador – Dilton Alves Café Filho

Dailton Alves Café Filho

1° lugar na categoria profissional – Francisco Saldanha

Francisco Saldanha

2° lugar na categoria profissional – Gustavo Moreno

Gustavo Moreno

3° lugar na categoria profissional – André Luis Abrahão

André Luis Abrahão

Menção honrosa na categoria profissional – Vinícius Santa Rosa

menção honrosa

 

Fotos do evento: Laycer Tomaz

MG 4051 MG 4040 MG 3968 MG 3958 MG 3948 MG 4229 MG 3676 MG 3766 MG 3828 10 MG 4219 MG 4221 MG 4093 MG 4212 MG 4224 MG 3823 MG 3729 MG 3938 MG 3669 MG 3659 MG 3705 MG 3711 MG 3730 MG 3738 MG 3745 MG 3750 MG 3999 MG 4012 MG 3792 MG 3754 MG 3779 MG 3774 MG 3796 MG 3799 MG 3716 MG 3822 MG 3877 MG 3902

Você também pode gostar

Um comentário

  • Reply
    César Fechine
    05/06/2019 at 11:26

    Queridas Márcia e Samanta,
    Foi uma bela homenagem á nossa Brasília! Parabéns pela iniciativa!
    Abraços,
    César

  • Deixe uma resposta