Hoje é: domingo, 01 de dezembro de 2024
Olhar Brasília
Brasilia aerea torredetv1304 4713
Lá na minha rua

Vamos cuidar de Brasília?

Já imaginou uma Esplanada dos Ministérios cercada de Águas Claras por todos os lados?

A pergunta foi feita pela arquiteta Maria Elisa Costa, filha do urbanista Lucio Costa – o inventor de Brasília. Em entrevista há mais de 3 anos, Maria Elisa provocava a imaginação dos moradores quando falava sobre a importância da preservação do patrimônio e do plano original da capital.

O assunto continua atual, por causa da eterna queda de braço entre preservação e especulação imobiliária. 

unnamed 3

Como imaginar a nossa Brasília desfigurada, cercada de prédios altos, com menos verde e sem a bela, famosa e desimpedida vista do céu?! A imagem causa arrepios a grande parte dos moradores, mas muitos deles não se mexem pela preservação desse patrimônio. 

Para tentar mobilizar, informar e agregar os moradores em torno de uma pauta tão importante, um grupo de pessoas, das mais diversas áreas, resolveu promover um encontro neste sábado, 17 de agosto, a partir das 15h, na Torre de TV. A data não foi escolhida à toa, já que é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. 

“A sociedade civil precisa exaltar seu principal e mais significativo bem cultural: a cidade de Brasília, reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1987, e tombada pelo Governo Federal, em 1992”, reforça Leiliane Rebouças, uma das organizadoras do evento. 

Brasília é dona da maior área tombada do mundo. São 112,25km² considerados de valor histórico e estético, sendo o único bem contemporâneo a figurar na lista de Patrimônio da Humanidade. Ostentamos o orgulho de viver num local admirado pelo mundo inteiro, mas temos também a responsabilidade de zelar pela sua preservação! 

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta