Preservar uma memória em que os laços afetivos de família se confundem com a história de Brasília. Por amor ao pai e à cidade, o jornalista Flavio Resende produziu um filme documentário sobre a vida do goiano Orédio Alves de Rezende.
Prestes a completar 60 anos, Brasília ainda tem vivos alguns dos pioneiros que ajudaram em sua construção. Um deles é o pai de Flavio, seu Orédio, de 83 anos. O filme O Legado de um Pioneiro teve uma estreia emocionante para convidados, em 12 de outubro, no Itaú Cinemas, do CasaPark.
O filme, dirigido por Rafael Pires, é concebido, roteirizado e produzido pelo filho do protagonista. O documentário relembra os principais acontecimentos da vida de Orédio, que trouxe a primeira rede de autopeças para a capital da República, em 1958, que se mantém aberta até hoje, na 514 Sul.
“Meu pai nos ensinou valores e princípios que infelizmente a gente vê que estão faltando na sociedade de hoje. Quis resgatar esses sentimentos, como honestidade e gratidão para compartilhar, inspirar as pessoas com o legado de meu pai. Um homem que veio para começar do zero, acreditou e prosperou”, conta Flavio.
O filme reuniu filhos, netos e bisnetos. Uma viagem ao tempo, especialmente a 1957, quando Orédio, vindo de Anápolis, chega à então chamada Cidade Livre. Pois só três anos depois Brasília seria inaugurada.
Logo após a exibição do filme, o pioneiro recebeu o Título de Cidadão Honorário de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do DF. O documentário apresenta cenas raras, históricas, que foram resgatadas do Arquivo Público e também do acervo que o pai dele tinha guardado, além de pesquisas no Clube dos Pioneiros. Quem quiser pode assistir ao filme no YouTube https://youtu.be/qRf73NTy7l4
Flavio viveu nos últimos dois meses momentos muito especiais e de grande emoção. Concluiu e estreou o filme sobre o pai, e realizou uma viagem que propiciou uma profunda experiência sobre a difícil realidade de Madagascar. Lá realizou trabalho voluntário , participando da missão da ONG Fraternidade sem Fronteiras. E trouxe muitas imagens que contam essa jornada, que ele espera também poder compartilhar. Flavio está buscando parceiros para fazer uma exposição fotográfica.
Nenhum comentário