1 de dezembro de 2022
Olhar Brasília
42
Capa Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo!

Um show de imagens na grande noite de premiação

Uma noite de boas surpresas e muita emoção. O evento de anúncio dos vencedores da 4a edição do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia voltou ao Museu Nacional da República e no formato presencial, depois de dois anos de pandemia. Reuniu, na noite de 12 de maio, cerca de 250 convidados, entre finalistas das quatro categorias, patrocinadores, apoiadores e jurados, que tiveram a missão de escolher as fotos vencedoras.

Com curadoria do fotógrafo Nick Elmoor, o prêmio é organizado pelas jornalistas Marcia Zarur e Samanta Sallum. Um projeto lúdico, sem fins lucrativos, que tem como motivação celebrar o aniversário de Brasília. E a cidade ganhou de presente o olhar mais que especial de cerca de 1 mil participantes que inscreveram suas imagens no concurso como uma declaração de amor pela nossa capital.

41
Foto: Leonardo Arruda

A projeção das fotos de todos os finalistas na cúpula do Museu foi um dos momentos mais emocionantes. A alegria também contagiou os vencedores ao receberem o troféu, produzido especialmente para a ocasião pelo artista plástico Jader Rodrigues. O mestre de cerimônias foi o jornalista Luiz Carlos Braga.

40
Foto: Leonardo Arruda

Representando o presidente da Fecomércio no DF, José Aparecido Freire, esteve presente o diretor regional do Sesc, Valcides Araújo, que realizou a entrega dos troféus da categoria Júri Popular Fecomércio. Rose Rainha representou o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira.

Quatro categorias concorreram a mais de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em prêmios. Na Júri Popular Fecomércio, o público teve a chance de escolher as preferidas por meio de curtidas no instagram do site Olhar Brasília.

As concorrentes somaram mais de 15 mil curtidas e as vencedoras foram: em 1o lugar, a foto de Chrystiano Silva Cardoso, retratando a Bela Igreja São Francisco, em Sobradinho; Em 2o lugar, um registro do charmoso Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante, pela lente de Emerson de Sousa Pinheiro; e em 3o lugar, a foto do amanhecer em Águas Claras, registrada por Diovane Zica.

39
Foto: Leonardo Arruda

A categoria Cor, nesta edição, prestou uma homenagem ao fotojornalista Orlando Brito, falecido este ano. Entre os registros coloridos do DF, o 1o lugar foi para Claudio Henrique da Silva Ferreira; o 2o lugar ficou com Irany de Oliveira Poubel; e em 3o, a foto de Michael Pedro Melo Dos Santos.

38
Foto: Leonardo Arruda
37
Foto: Leonardo Arruda

Devido a uma votação muito expressiva dos jurados, a organização do prêmio resolveu conceder uma menção honrosa, na categoria Cor, para a foto de Maria José da Cunha Martins, Mazé Martins.

A categoria P&B – Luis Humberto Martins Pereira leva o nome de um dos maiores fotógrafos da cidade e o patrono da 1a edição do Prêmio. Em 1o, nos registros em preto e branco, ficou a foto de Francisco Willian Saldanha, em 2o o ficou a de Jorge Andre Dihel e o 3o lugar a de Gustavo Moreno.

36
Foto: Leonardo Arruda

Outra foto muito votada pelo júri na categoria P&B, que mereceu menção honrosa, foi o registro de Hélio Goiás De Sá Junior.

Na categoria Memória, que resgata a história da cidade e das lembranças afetivas dos brasilienses, o 1o lugar foi para Marcela Donato, com um registro muito antigo da Ermida Dom Bosco. O 2o lugar foi para Ronaldo Dias Ramos, com uma imagem do Congresso em construção. E o 3o lugar ficou com a imagem da criança e o Foguetinho do Parque Ana Lídia, do Parque da Cidade.

Menção honrosa foi dada a Henrique Chaves, pela foto histórica de álbum de família dele com os irmãos na Praça dos Três Poderes. Confira todas as fotos vencedoras no site e nas redes sociais do Olhar Brasília.

Apoiaram a 4a edição do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia a Coca-Cola Company, o Sesc-DF, Sebrae-DF, grupo Sabin, BioMundo, Mundo dos Filtros, Globo e ADPF.

A bela projeção das fotos na cúpula do Museu foi realizada por Jay Barros e equipe. A SeR Comunicação também participou da execução do projeto. Confira nas imagens abaixo quem passou por lá e os momentos marcantes desta linda festa. (Fotos de Leonardo Arruda)

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta