Quem me conhece sabe que não há nada mais verdadeiro do que isso. Compro briga imediatamente quando é pra defender a minha cidade, ainda mais quando a crítica é infundada e preconceituosa. Sei que compartilho esse sentimento com a grande maioria dos moradores daqui, cansados da visão distorcida propagada pelo resto do país.
O colunista do jornal O Globo, Ancelmo Gois, deu a notícia que o turismo cresceu 4,4% em Brasília e com sarcasmo perguntou: com todo respeito… o que será que um turista faz em Brasília?
Talvez ele não tenha se dado conta, mas Brasília atrai os olhares do mundo inteiro por sua arquitetura absolutamente original e pelo plano urbanístico revolucionário de Lucio Costa. As pessoas podem gostar ou não, mas nunca podem afirmar que viram algo parecido.
Que eu saiba, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) não sai por ai incluindo cidades aleatoriamente na lista de Patrimônio da Humanidade. E Brasília integra este seleto grupo há trinta anos, além de ter sido o primeiro bem cultural do século XX a ser incluído na lista de lugares de valor universal excepcional.
Bem, se isso ainda é pouco, vamos falar de horizonte. Construções de seis andares nos possibilitam ter a vista privilegiada do céu pra onde quer que se olhe. E nos proporcionam espetáculos de tirar o fôlego, com uma paleta de cores inacreditável a cada por do sol. Cidade céu!
Temos prédios erguidos sobre pilotis, que permitem ao pedestre a liberdade de escolher o caminho que quiser, e garantem a noção clara e democrática de que o nosso chão pertence a todos. Cidade livre!
Como numa sinfonia, temos escalas, o ritmo e as pausas, que são as imensas áreas verdes que nos conferem saúde e leveza na melodia diária. Cidade parque!
E mais importante do que qualquer outra coisa, somos uma cidade feita de gente. Gente que trabalha, que se diverte, que ama, que sofre, que luta e que vive cada segundo nessa cidade inventada, planejada, mais pulsante do que nunca, que abraça e acolhe quem vem de fora. Uma síntese do Brasil, misturando culturas, hábitos, sotaques e crenças, fazendo nascer uma cultura própria resultado dessa mistura rica e diversa. Cidade gente!
Esse manifesto não é apenas meu e da Samanta Sallum. Somos vozes a ecoar um sentimento de dor e indignação que bate em todas as pessoas que moram no Distrito Federal e são ofendidas pela forma como o nosso quadrado é achincalhado. Agora nós, do Olhar Brasília, lançamos essa campanha #mexeucombrasiliamexeucomigo.
Eu digo e repito, sou brasiliense sim, com muito orgulho!!!
12 Comentários
Gladys Mello
19/06/2017 at 20:07Perfeito!!!! Brasília além de linda, acolhe quem é de fora a ponto de nos fazer ter o sentimento de pertencer a essa cidade única! Mexeu com Brasília, mexeu comigo!!!
Rosemary Teixeira
19/06/2017 at 20:28Mexeu com Brasília, mexeu comigo! Não nasci em Brasília, mas tenho um imenso amor por essa cidade. Moro aqui há 36 anos e fui fisgada pelo seu encanto, pela sua beleza, pela sua dinâmica, pelas pessoas que encontrei durante essa longa caminhada. Brasília é a cidade que escolhi para viver com minha família. Nela construí minha vida! Não admito que falem mal de Brasília. Achei bem deselegante o comentário do jornalista Ancelmo Góis. Concordo em gênero, número e grau com o texto da competente jornalista Márcia Zarur.
Maria Cleonilda Gomes
19/06/2017 at 21:04Esse colunista Ancelmo Gois definitivamente não conhece Brasília! Cidade linda, plana, acolhedora e com muitas opções de turismo e diversão. #MEXEUCOMBRASÍLIAMEXEUCOMIGO.
Cristina Calegaro
19/06/2017 at 21:44Lamentável esse colunista Ancelmo Góis. … aposto que mora em um apart hotel e não tem amigos.
Victoria Poltronieri
19/06/2017 at 21:55Brasília é uma cidade acolhedora e com pessoas carinhosas, atenciosas, que recebem tão bem que nos faz petencer a ela. Vivi 15 anos em Brasília, fiz amigos que são parte de mim, da minha família. A vida social não tem igual, os serviços são excelentes e o céu é maravilhoso! Amo Brasília!
Lindivania Brandão
19/06/2017 at 22:09Brasília é única , quando nos presenteia com um céu que parece nos tocar , com os flamboyants que não exclui ninguém do olhar das suas lindas flores … Todos os dias essa cidade escolhe sua forma de nos acolher , até mesmo a quem não reconhece o seu valor !
Elaine Cristina Santos
20/06/2017 at 08:28Lamentável e infeliz a notícia do Sr Ancelmo Goes! Brasília com sua arquitetura ímpar, tem sua beleza, seus encantos… Respeite os nascidos, moradores e visitantes de Brasília! Afinal não é qualquer cidade que tem o título de patrimônio mundial pela UNESCO.
Maria Cecilia Cattini
20/06/2017 at 14:36Sou brasiliense com muito orgulho!
#mexeucombrasiliamexeucomigo
Tenho plena convicção de que Brasilia tem tudo para conquistar seu turista, como bem descrito pela Marcia Zarur. Me encanto em apresentar minha cidade para os amigos de fora e, em todas essas ocasiões, acabo descobrindo um novo “tesouro” da capital. Infeliz comentário do Sr. Ancelmo, pois certamente não conhece Brasília de verdade.
Daniella Wassouf
20/06/2017 at 21:25Excelente!!! Só faltou um detlahe, nosso maravilhoso Lago Paranoá. Se me permite o complemento
“Lago artificial, cheio de vida, de histórias e de diversão. Dá pra nadar, mergulhar,praticar esportes do mar! Lanchas, barcos a vela, jet ski, SUP, caiaque. Diversidade de lazer,diversidade de gosto, de vida, diversidade da nossa capital. Cidade Lago!”
Sou candanga com orgulho e brigo com quem fala mal da nossa capital! Parabéns Márcia!
Gilkea Maciel
21/06/2017 at 01:12Sou do Recife, Pernambuco, meus filhos vieram para cá e há 10 anos moro aqui. Amo Brasília, fico encantada com tanto verde de grama, flores, árvores, praças, jardins e o lindíssimo Parque da Cidade. Brasília é um Oásis no cerrado. Gilkea Maciel
Luiz Solano
21/06/2017 at 08:25Não vi o programa.Gostaria de saber mais sobre essas colocações.Sou Pioneiro de Brasília, membro da Academia de Letras e Artes do Planalto e do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.
Elza Maria
21/06/2017 at 10:07E como o “O Olharbrasilia” mexeu comigo hoje!!! Adorei ler a crônica da jornalista Marcia Zarur ! Mexeu com Brasília, mexeu realmente com quem conhece essa cidade e tudo o que tem para nos oferecer!
Parabéns!!!