Odeio mesmo, do fundo do coração. Acho uma falta de respeito com o meu organismo, e com o meu pobre relógio biológico. Não é justo mudar tudo de um dia para o outro, sem a menor cerimônia.
A vida fica uma hora adiantada e o meu sono é obrigado a se adaptar? Pra quem precisa acordar cedo, como eu, e tem dificuldade em madrugar, é uma tortura.
Sei que mais ou menos metade dos brasileiros concorda comigo e a outra metade ama chegar em casa com o dia claro. Fico até curiosa pra saber, de fato, qual a porcentagem dos a favor e dos contra.
Eu sempre fui contra e tenho o respaldo numa série de pesquisas. Hoje tem pesquisa pra comprovar o que a gente quiser, não é?! (Rsrs)
Então vamos lá: encontrei estudos que dizem que os riscos de ataques cardíacos aumentam em 10% nos primeiros dias do horário de verão, acidentes de carro têm 8% mais chance de acontecer na primeira segunda-feira do novo horário e há um crescimento de até 6% nos acidentes de trabalho. Não duvido!
O horário de verão foi instituído no Brasil em 1931, por Getúlio Vargas, e ficou permanente a partir de 1985. Este ano, ele chegou a subir no telhado, quando cerca de 2 semanas atrás o Ministério de Minas e Energia apresentou um estudo mostrando que a implantação do horário já não faz tanta diferença assim para economia de energia. Mas, no fim, o governo, impopular e inseguro, resolveu manter o famigerado.
Goste ou não, Brasília vai ter que adiantar os relógios a partir da 0h deste domingo, 15/10, e como diz uma amiga, “o horário de Deus” só volta em 17 de fevereiro do ano que vem.
Já que não tem remédio, a saída é manter o senso de humor e rir da criatividade dos brasileiros…
4 Comentários
Elza Maria de Mello
12/10/2017 at 18:51Marcia!!!
Muinnnto bom vc ter tocado nesse assunto!
Ontem mesmo, uma amiga e eu criticávamos essa ideia! Que chatice, que desconforto!!!
E acho mesmo que se fizerem uma pesquisa a maioria dos brasileiros ‘contra’ pode ser beeeemm maior do que os a ‘favor’!
E os que serão a favor, obviamente, só estarão focando a hora de sair do trabalho. Sair antes, n há dúvidas, todos querem!!
Mas dúvido que a adocão desse horário esteja em harmonia com: “redução de energia & adequado rendimento no trabalho”
Parabéns pela ideia dessa pauta!!!
Marcia Zarur
07/11/2017 at 21:40Tem toda razão! Eu estou na torcida pra que eliminem de vez esse horário de verão, pelo menos aqui no DF. A decisão jpa passou numa comissão da Cãmara. Vamos ver… Estou na torcida! Beijo grande
Marcela Mihessen
23/10/2017 at 13:03Marciaaaa!! Eu amo!! No primeiro dia fico grogue, mas já acostumo logo! Adoro acordar e ver o sol nascer! Ou aquele céu azul e alaranjado! Estava doida para começar! Tem gente para tudo mesmo! ahahahahahahaha
Marcia Zarur
07/11/2017 at 21:37Marcelinha, nesse ponto discordamos totalmente. Estou na torcida pra que derrubem de vez esse horário para o DF. Já passou numa Comissão na Câmara… Beijos