9 de maio de 2021
Olhar Brasilia
Lá na minha rua

Contagem regressiva para a chuva

Os brasilienses tiveram um forte motivo para comemorar nesta quinta-feira (26/10) . A chuva finalmente chegou à capital, em locais como Sudoeste e Park Way, além de pingos singelos pela Asa Sul.

Para esta sexta (27/10) é esperado um dia parcialmente nublado e com possibilidade de precipitação em áreas isoladas, a previsão é de que haja pancadas de chuva nos demais dias do fim de semana. As temperaturas mínima e máxima ficarão entre 20 e 30ºC, enquanto a umidade pode variar entre 70 e 25%. 

Apesar da estiagem de outubro, o Inmet prevê que novembro será bastante chuvoso. 

Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), em outubro, foram registrados 13,5 mm de chuva nas estações, o que representa um índice baixíssimo. “Só ocorreram dois outubros tão secos como este, em 1970 e 1980”, afirma o metereologista Manoel Rangel.

Apesar da chuva, a crise hídrica na cidade ainda é um grande problema. O reservatório do Descoberto atingiu ontem o nível de 7,9%, considerado o pior da história. “Nos últimos dois anos, choveu bem menos do que o esperado. Foi uma coisa cumulativa. Nem se o valor aumentasse em três vezes encheria os reservatórios”, pondera.

Ainda de acordo com o Inmet, devido à baixa umidade, Brasília passou cerca de 80% do mês em estado de atenção (30 a 21%) ou alerta (20 a 12%). “São três anos com pouca chuva, quando começou o El Niño mais forte dos últimos 50 anos”, destaca Rangel.

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta