19 de outubro de 2021
Olhar Brasilia
Dica do dia

Como tirar o passaporte no DF

Com as férias chegando, muitas famílias planejam viajar para o exterior, e um item imprescindível é o passaporte. O Olhar Brasília separou algumas dicas para quem precisa tirar o passaporte no DF:

O primeiro passo é acessar o link: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte/requerer-passaporte . O interessado deve clicar em “requerer passaporte”. Após preencher o cadastro, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 257,25.

O atendimento nos postos do Na Hora só pode ser agendado quando o pagamento for compensado, o que pode demorar de 1 a 3 dias. A emissão dos passaportes está sendo feita apenas nos postos do Na Hora do Riacho Fundo e do aeroporto.

Não se esqueça de levar o comprovante de pagamento, além de um documento de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante eleitoral e o passaporte antigo. Os homens devem apresentar também uma declaração de quitação do serviço militar. 

Para quem teve o nome alterado em função de casamento ou divórcio, será necessário entregar as certidões originais para comprovação da mudança.

Tempo de espera

A entrega do novo passaporte pode demorar seis dias úteis, segundo a Polícia Federal. Mas o prazo exato é informado pelo posto de atendimento em que foi feito o pedido. Para menores de 18 anos, a validade do passaporte pode variar entre 1 e 5 anos. Já para os adultos o prazo aumenta para uma década.

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta