8 de dezembro de 2022
Olhar Brasília
CAPA PREMIO 2022 juri FINAL
Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo! Capa

O Júri do Prêmio Olhar Brasília 2022!

Uma festa de imagens para celebrar os 62 anos da nossa cidade. O Prêmio Olhar Brasília de Fotografia deste ano tem um gostinho especial pela retomada da vida, depois de dois anos de restrições impostas pela pandemia. 

São 4 categorias para fotografias coloridas, em p&b e relíquias dos álbuns de família, além das fotos que vão receber os votos do público nas redes sociais. As inscrições são gratuitas e as fotos podem ser feitas até com o celular. 

Faça a sua inscrição aqui e concorra a prêmios em dinheiro.  Mas atenção: cada pessoa pode concorrer apenas com uma foto. A categoria Juri Popular – Fecomércio vai privilegiar cliques fora do Plano Piloto e as vencedoras serão escolhidas pelo número de curtidas no instagram do site Olhar Brasília. As demais categorias vão passar pelo seguinte processo seletivo: a curadoria do Prêmio vai selecionar dez fotos finalistas em cada categoria, e os jurados vão votar nas três favoritas. Nem o curador nem os jurados terão acesso ao nome dos concorrentes, para garantir total isenção na escolha.

Conheça o júri desta edição do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia:

Curador e presidente do júri do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia:

nick
Com mais de quatro décadas dedicadas à fotografia, realizou diversas exposições e tem livros publicados. Seu trabalho se mistura à história cultural da cidade. Brasiliense adotado, foi um dos poucos a realizar um registro fotográfico intimista das bandas de rock de Brasília nos anos 80. Parte desse acervo está reunido no livro Pós-New, lançado em 2021. Trabalhou como fotógrafo documental, de moda, publicitário, jornalista e foi professor na UnB. Há 25 anos, é o fotógrafo oficial da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo.

Jurados por categoria:

CATEGORIA COR – Homenagem a Orlando Brito

aline sousa

Catadora de materiais recicláveis, faz parte de 3ª geração de catadores da família. É dirigente da Central de Cooperativas, CENTCOOP-DF, Coordenadora da Secretaria da Mulher e Juventude da Unicatadores. É também associada à ANCAT, Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, militante do movimento nacional dos catadores de materiais recicláveis e estudante de Direito no IDP.

claudia

Estudou nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra e trabalhou no mercado de artes em Nova York. Desenvolve um intenso trabalho de valorização de Brasília e de sua gente na coluna social que leva seu nome no Portal Metrópoles. Um espaço para  celebrar a vida e as pessoas.

dhi

Cantora, compositora e produtora cultural. Transita por vários estilos musicais, mas em Brasília tem-se consagrado como a Rainha do samba. Vive na Capital há quase trinta anos, trazendo alegria e arte para os brasilienses.

francisco caputo

Advogado, ex-Conselheiro da República, foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional DF, em 2010, e atualmente é Conselheiro Federal da OAB.

gabriela a

Linguista, mora em Brasília há 28 anos, é brasiliense de coração. Dona do instagram @elaeasviagens, divulga a cidade e seus vários lugares incríveis por meio de fotos e dicas. 

lazaro

Fotógrafo profissional há 45 anos, é empresário no segmento de fotografia.Cofundador do SINFOC-DF (Sindicato dos Fotógrafos e Cinegrafistas Profissionais do DF) e atual Presidente, é também Delegado no Conselho da Fecomércio.

marcelo w

Gaúcho de Campo Novo, é publicitário com pós-graduação em gestão estratégica. Trabalhou durante 16 anos na Rede Mato-grossense de Comunicação, onde foi diretor de  Programação. Mudou-se para o DF para assumir a Gerência de Programação da Globo Brasília e encantou-se com a qualidade de vida da cidade.

rodrigo barata
 Empresário, dj, baterista, radialista e um dos fundadores do coletivo Criolina, que há mais de 15 anos valoriza a música brasileira e brasiliense na cena cultural.

sandra costa

Sócia-fundadora do Grupo Sabin, um dos maiores grupos do setor de medicina diagnóstica do país e liderança do grupo Mulheres do Brasil.

viviane

Delegada de Polícia Federal, Diretora de Aposentados e Pensionistas da Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. Foi Diretora da Academia Nacional de Polícia e Adida da Polícia Federal no Uruguai. Também é Vice Presidente do SINDEPOL, Sindicato dos Delegados de Polícia Federal.

 

CATEGORIA P&B – Homenagem a Luis Humberto Martins

adriano siri

Ator, arquiteto, formado pela UnB, carioca e candango, além de saxofonista nas horas vagas. É integrante da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, desde 1995. Atuou em programas da TV Globo como Zorra Total, Malhação e Fantástico. É morador de Brasília, defensor da cidade, e pai do Theo e da Lis.

anamaria

Nascida em Brasília, é filha de um pioneiro, um engenheiro que trabalhou na construção da capital e escolheu a cidade para criar os filhos. Formada pela UnB com especialização em mídias sociais pelo UniCeub. É editora de política local, titular da coluna Eixo Capital e do blog CB.Poder do Correio Braziliense. Ganhou o Prêmio Esso, da AMB, da CNT e Engenho sempre com coberturas sobre Brasília.

daniel m

Arquiteto brasiliense nascido em Itabuna, Bahia. É sócio do Bloco Arquitetos e ex-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF). É também colaborador do site Olhar Brasília, com a coluna Quando Brasília era moderna’, que defende o que há da boa arquitetura moderna brasileira na capital.

edmar

Capixaba, chegou em Brasília em 1974. É o fundador e CEO do Mundo dos filtros há 40 anos, e o fundador e CEO rede de franquias Bio Mundo há 6 anos.

 

janete vaz

Sócia-fundadora do Grupo Sabin, um dos maiores grupos do setor de medicina diagnóstica do país e liderança do grupo Mulheres do Brasil.

luisclaudiopacha

Psicólogo, fotógrafo desde 1992 e 

professor de fotografia há 12 anos. Já trabalhou na área de fotografia de teatro, shows, moda e eventos sociais. Procura a valorização da fotografia como profissão e dos profissionais da área.

sara seilert

Diretora do Museu Nacional da República em Brasília; mestranda em Ciência da Informação/Museologia pela UnB, bacharel e licenciada em Artes Visuais pela UnB, analista de atividades culturais na especialidade Artes Plásticas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

valdir o

Presidiu por 4 anos a Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (ABASE). Foi Secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal. Atualmente, retomou a Superintendência do Sebrae no Distrito Federal, quadriênio 2019/2022, com o objetivo de dar continuidade à consolidação de um ambiente favorável ao empreendedorismo no DF.

valeria c

Secretária Executiva da Fundação Athos Bulcão desde 2007. Coordenou a participação do Brasil na Arco 2008, em Madri, e a participação brasileira na 11ª e 12ª  Quadrienal de Cenografia e Arquitetura Cênica em 2007 e 2011, em Praga. Organizou o livro Athos Bulcão, ganhador do Prêmio Jabuti 2010. Coordenou a exposição Azulejos em Brasília, Azulejos em Lisboa, em 2013. Foi curadora da Exposição ‘Athos Bulcão arte e integração’, em 2015, na Câmara dos Deputados. Organizou o catálogo do Acervo da Fundação Athos Bulcão em 2017. E coordenou a Exposição pelos 100 anos do artista, que passou por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

vitor bicca

Advogado formado pela UnB, com especializações pela FGV/SP e Georgetown University. Ocupou diversos cargos na área de Relações Governamentais da Caterpillar Brasil, antes de ingressar na área de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil em 2001. Foi Diretor responsável pelas áreas de comunicação, sustentabilidade e governo da Coca-Cola durante a Copa do Mundo de 2014. Atualmente é Diretor de Políticas e Relações Governamentais Brasil da Coca-Cola América Latina. Também é Presidente da Associação Brasileira de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas – ABIR e membro do Conselhos da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. Foi Presidente do Compromisso Empresarial com a Reciclagem, CEMPRE, por 10 anos.

 

CATEGORIA MEMÓRIA

beatriz g

Brasiliense, nascida no HMIB, de família de Planaltina, é Embaixadora Master do Clube Mulheres de Negócios de Portugal,  e vice presidente da Lide Mulher do DF. Atua há mais de 25 anos nas áreas de turismo, cultura e Patrimônio.

carlos m

Mestre em sociologia e direito, juiz da Vara do Meio ambiente (TJDFT) e professor universitário (UDF)

eliane 1

Carioca que veio para Brasília ainda criança, formou-se na UnB, tem passagens por grandes veículos de imprensa, como Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, GloboNews e Estadão. Atualmente, é colunista do Jornal O Estado de S. Paulo e Em Pauta, na GloboNews.

francisco emiliano

Mais conhecido como Chiquinho Filho, nasceu em Brasília, formou-se em Comunicação pelo CEUB, trabalhou em várias agências de publicidade e na rádio Jovem Pan. Em 2007, abriu o Beirute Norte e desde então coordena todos os projetos do Bar mais Tradicional da nossa cidade.

jose amador

Jornalista e publicitário, formado pela Universidade de Brasília. Em 2014 criou o projeto Histórias de Brasília para resgatar fatos e curiosidades sobre a capital do país. A partir de então, a iniciativa já rendeu 5 livros publicados e mais de 200 mil seguidores nas redes sociais.

jose carlos
Gaúcho, é professor emérito da Universidade de Brasília e um admirador dos talentos de Oscar Niemeyer e Lucio Costa, além de um ardoroso defensor do projeto urbanístico de Brasília. Chegou à cidade em 1968 para participar da reestruturação do Instituto de Artes da UnB. Foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade, onde integrou o Conselho Editorial da Editora UnB. Foi presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-DF) e é cidadão honorário brasiliense.

leiliane

Bacharel em relações internacionais, integra o Movimento Guardiões de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade. É autora do livro Vizinhos do Poder – História e Memória da Vila Planalto, que será lançado digitalmente este mês. É também colaboradora do site Olhar Brasília, com vários textos em defesa da Vila.

marcia witzac

Gaúcha, de coração brasiliense, é jornalista formada pela UnB e é editora de Diversão e Arte na TV Globo. É também a idealizadora do projeto Brasília Independente, que revela, valoriza e incentiva os músicos independentes da cidade.

miguel g

Agitador cultural e economista, é o idealizador e coordenador geral do PicniK, evento cultural gratuito por onde já passaram mais de 500 mil pessoas em 9 anos de existência. Inaugurou recentemente, em plena pandemia, o Infinu, comunidade criativa localizada na w3 sul, que busca desenvolver uma vitrine de produções, artistas, ideias e filosofias por trás do projeto, gerando renda para mais de 100 famílias e ajudando a revitalizar uma das avenidas mais charmosas da cidade. Em 2019 foi co-fundador da Camara Empresarial da Economia Criativa, junto à Fecomercio-DF, da qual atualmente é vice-presidente.

tiago c

Brasiliense, formado em jornalismo e direito,  é especialista em gestão de projetos, atua com planejamento de comunicação e eventos para governo e mercado corporativo.

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta