Evento teve show de Oswaldo Montenegro e Renato Teixeira
Por Sara Campos
“Queremos mostrar que Brasília é uma cidade que tem seres humanos maravilhosos, que tem vida de verdade”, afirmou um dos grandes ícones da MPB, Oswaldo Montenegro em pocket show durante a entrega do 1º Prêmio Sistema Fecomércio. A frase do cantor está relacionada a um convite especial: a produção de um musical inspirado na construção de Brasília em comemoração aos 60 anos da cidade. O projeto é idealizado e produzido pela Fecomércio e chega à capital federal no primeiro semestre de 2020.
“Devo tudo que tenho a Brasília. Essa é a minha forma de retribuí-la por tudo que fez por mim”, acrescenta Montenegro, que dividiu o palco com Renato Teixeira, compositor que assina sucessos da MPB como Romaria, eternizada por ninguém menos que Elis Regina, e Tocando em Frente, em parceria com Almir Sater, cujo momento de interpretação ao lado de Oswaldo Montenegro emocionou o público do Auditório do Centro Empresarial CNC.
A 1ª edição do Prêmio Sistema Fecomércio reconheceu figuras expressivas da capital em diferentes segmentos no setor de comércio de bens, serviços e turismo. Segundo a entidade, a área é responsável por preencher 94% do PIB do Distrito Federal.
“Nessa cerimônia, buscamos reconhecer pessoas que agem de uma maneira cidadã. São personalidades que contribuem para o fortalecimento e o desenvolvimento do empreendedorismo, da educação e da cultura brasiliense. Não é a plena busca pelo lucro que constrói isso, e sim outros ingredientes humanos que fazem parte desse desenvolvimento” ressalta o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia.
O evento contou com a presença do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros; de parlamentares e autoridades, como o governador interino do Distrito Federal, Paco Brito; a Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, o Superintendente regional do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, e o diretor-presidente do BRB, Paulo Henrique Bezerra.
A entrega da premiação foi conduzida por nomes importantes do Sistema Fecomércio, como Marco Tulio Chaparro, diretor regional do Sesc-DF, que destacou o impacto positivo da instituição entre os moradores do Distrito Federal. “Atendemos neste ano a mais de 350 mil pessoas em diferentes áreas, como cultura, esporte, lazer, educação, ação social e saúde. Os funcionários do SESC são os que fazem esses números se concretizarem”, afirmou, pedindo na sequência uma salva de palmas a esses profissionais.
O diretor regional do Senac, Antônio Tadeu Perón, frisou a importância de o processo educacional estar atento às mudanças do mercado de trabalho. “Somos uma escola de formação profissional que acompanha as transformações, como a extinção de profissões e o surgimento de novos ofícios. Para nós, se não é possível mudar o caminho, é necessário mudar a forma de caminhar.”
Entre os destaques da premiação está o fotógrafo publicitário Kazuo Okubo. Criador do espaço A Casa da Luz Vermelha, o profissional iniciou na área como assistente do pai, o fotógrafo Arlindo Okubo. Nascido em 1959, no Núcleo Bandeirante, na época Cidade Livre, Kazuo criou raízes na cidade natal.
“Meu amor por Brasília é muito grande. Nunca pensei em ir embora daqui. Fiz minha vida no mercado de Brasília e continuo participando dele. Houve uma diminuição de trabalhos nos últimos anos, mas ainda existe espaço”, revela ao Olhar Brasília.
Para Okubo, o apoio do Sistema Fecomércio à fotografia é fundamental para a cidade. “Eu me sinto muito honrado por esse reconhecimento. A divulgação da fotografia no Distrito Federal promovida pelo Sistema Fecomércio é de extrema importância para que nossa linguagem seja vista por um grande público.”
A empresária Sandra Maria Rodrigues, da Mundial Atacadista, que foi uma das premiadas da noite, falou sobre a influência da cidade em sua atuação profissional. “Brasília é fruto da coragem e do empreendedorismo. Amo essa cidade e foi aqui que construí, com muito trabalho e dedicação, minha trajetória empresarial.
Sinto orgulho de ter amigas empresárias e desafiadoras que, assim como eu, acreditam no potencial econômico da nossa capital”, destaca Sandra, que está entre as participantes de um livro sobre mulheres empreendedoras que será publicado pela editora Leaders em 2020.
Confira a lista das personalidades premiadas:
Os registros são do fotógrafo Cristiano Costa
Sandra Maria Rodrigues
Fundadora da Mundial Atacadista
Carlos Alberto de Sá
Voetur
Nabil Nazir El Haje
Hospital Home
Gisèle Santoro
Coreógrafa
Kazuo Okubo
Fotógrafo publicitário
Vladimir Carvalho
Cineasta
Ana Maria Vila Real
Procuradora do trabalho
Coronel Maurício de Souza Bezerra
Projeto Soldado Cidadão do Exército
Ruy Coutinho do Nascimento
Secretário de Desenvolvimento Econômico do DF
Newton Rossi (homenagem póstuma)
Jornalista
José Roberto Tadros
Presidente da Confederação Nacional do Comércio
Ibaneis Rocha
Governador do DF
Paco Brito
Vice-governador do DF
Nenhum comentário