7 de julho de 2020
Olhar Brasilia
Capa Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo!

Nossa resposta ao ministro

Pelo contrário, senhor ministro! Não somos o “cancro”.  Somos as vítimas da falta de educação. Essa, sim, uma doença bem grave.

Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo!

Xingar de forma generalista é um ato de imensa covardia. As ofensas a Brasília, ditas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante a reunião ministerial divulgada na última semana, atingem todos os brasilienses, nascidos aqui ou abraçados pela cidade. Segundo palavras dele: Brasília é uma “porcaria” que precisa acabar. A capital é um “cancro”.

Há três anos, criamos o movimento “Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo” exatamente em resposta aos ataques, deboches e críticas que fazem à capital do país por ser a sede dos Três Poderes.

É preciso, de uma vez por todas, separar a imagem desgastada da política e de seus representantes da imagem real da nossa cidade.

O Distrito Federal tem cerca de 3 milhões de habitantes. A grande maioria de trabalhadores honestos, que não têm culpa do que se passa na Esplanada dos Ministérios. Somos todos vítimas de inúmeras grosserias que ouvimos ao longo destas seis décadas. Grosserias infundadas, injustas e injustificáveis.

Muitos já quiseram acabar com a cidade. Quer acabar com Brasília? Então, acabe com o Poder, e com os inúmeros cargos que não nos acrescentam nada. Mas não queira acabar com as nossas famílias, os nossos ipês, os nossos empregos, o nosso lar de céu esplendoroso que Brasília é!

Lembre-se de que somos Patrimônio Cultural da Humanidade. Se conhecesse mais a nossa História, teria mais respeito pela epopeia que foi a construção da nova capital. Mais que uma obra do Juscelino Kubitschek, uma criação de todos os brasileiros. Somos uma síntese do país, com influência de todos os estados. Um caldeirão de culturas, e nos orgulhamos muito disso!

Brasília foi mãe para pessoas que vieram de todo o país. Se conhecesse a história de superação de milhares de famílias que aqui se criaram, talvez não falasse tamanho absurdo…

As frases disparadas por Weintraub, durante reunião ministerial em 22 de abril, vieram à tona na semana passada. Dois dias antes de uma celebração do nosso site pelos 60 anos de Brasília.

Mesmo com a pandemia, que atropelou quase todas as comemorações do aniversário da cidade, nós, do site Olhar Brasília, estávamos organizando um evento virtual para anunciar os vencedores do Prêmio Olhar Brasília de Fotografia.

Apesar de todos os obstáculos, decidimos que nossa melhor resposta seria realizar esse evento, que exibiu imagens belíssimas da nossa capital. Dos monumentos, do verde, das pessoas que vivem aqui. Feitas com amor pelos brasilienses!

A nossa festa virtual foi linda. Juntamos nomes importantes da nossa cultura e tivemos um show maravilhoso de uma voz brasiliense bela e potente, Dhi Ribeiro.

Para nós, no evento de sábado, quando reunimos milhares de brasilienses com a gente, demos a nossa melhor resposta. Com beleza, amor e existência.

E vamos sempre repetir:

Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo!

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta