A música erudita invade o mundo tecnológico e também marca presença nas lives. Com a pandemia, que fechou teatros e impediu o público de ver os artistas de perto, o palco virou a tela dos celulares e computadores. E a música clássica também encontrou nesses canais uma forma de continuar encantando as pessoas.
Nesta sexta-feira, 3/7, oito cenas de seis óperas vão fazer parte de uma transmissão pelo Instagram, com dois jovens músicos da cidade. A soprano Manuela Korossy e o tenor Arthur Felix se apresentam a partir das 20h.
Adaptando a linguagem tradicional ao formato on-line, os artistas estão sendo desafiados a todo instante. “Fazer uma apresentação virtual é muito diferente. É outro ritual. E precisamos aprender muitas coisas além de cantar, como a iluminação, a sonorização etc. Estamos aprendendo muito e isso é ótimo!”, comemora Manuela Korossy.
Uma nova geração de músicos, que interpreta clássicos e trabalha para dar continuidade ao esforço de grandes nomes no Brasil e no mundo: popularizar a música clássica. Um trabalho que vem sendo feito com carinho, em Brasília, pelo maestro Claudio Cohen, da nossa Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.
“Às vezes, a percepção que eu tenho é que as pessoas encaram a música clássica, especialmente a ópera, como uma linguagem muito distante – e não é!”, completa Manuela. “É ótimo as pessoas terem acesso a uma apresentação como esta na palma da mão, apenas ligando o telefone. Com isso, podemos trazer o público para dentro da cena, o que torna a arte mais acessível”, diz a jovem soprano.
Acompanhe a apresentação desta sexta-feira e sinta o que o maestro João Carlos Martins sempre diz: a música clássica toca o coração das pessoas!
Vale olhar e se emocionar:
Sexta-feira, 3/7/2020, às 20h
No instagram do Café Artigo e Prosa
Acompanhe alguns trechos das histórias que serão apresentadas:
Nenhum comentário