28 de novembro de 2022
Olhar Brasília
01arcebispo
Espaço convidado

De Coroinha da Igreja da Vila Planalto à Arcebispo Militar do Brasil.

Por: Leiliane Rebouças

Acabo de ver a notícia de que Don Marcony Vinicius Ferreira foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo Militar do Brasil! A posse dele será no dia 02/04 na Catedral Rainha da Paz. A posse se dará exatamente um dia antes do aniversário de 65 anos da Vila Planalto, que é o bairro de Brasília onde ele cresceu.

Don Marcony foi o primeiro padre nascido e ordenado em Brasília.

Sua avó Dona Maria de Nazaré durante muitos anos esteve à frente do trabalho da distribuição de sopa e também nos cuidados com a igreja da Vila Planalto. Já o seu Canindé – pai de Don Marcony- era do grupo dos Vicentinos , e um braço direito de Don Ávila , na igrejinha de madeira , que naquele tempo era apenas uma capela de Nossa Senhora do Rosário ( na qual Don Ávila era o vigário).

Na infância Don Marcony era chamado carinhosamente de Maninho por nós, os seus vizinhos da Vila. Ele foi coroinha na igrejinha de madeira, e lá, às vezes tocava seu violão… E eu me lembro que ele animava a nossa catequese ,aos sábados, tocando para as crianças ( quando ele já era um seminarista,).

Imagino a emoção do nosso querido Don Marcony, sendo nomeado pelo Papa para exercer na Igreja Católica o mesmo cargo que o Don Ávila do Espírito Santo, seu grande incentivador na fé e padrinho.

É uma honra para nós da Vila Planalto, que o Arcebispo Militar do Brasil tenha saído daqui da nossa pequena Vila encravada entre os Palácios, da igrejinha de madeira que é um marco da memória dos operários da construção de Brasília.

Deus o abençoe Don Marcony , filho ilustre da Vila Planalto.

Abaixo as fotos do Don Ávila me batizando na igreja da Vila Planalto e da crisma do meu irmão mais velho com o Don Marcony de coroinha ao lado de Don Ávila.

01arcebispo 02arcebispo 03arcebispo 04arcebispo

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta