Por Samanta Sallum
Fruto de um processo criativo em que Brasília é o grande objeto de observação, Cidade Relicário é uma série de ilustrações de cantinhos da capital impregnados de memória afetiva. As passarelas, tesourinhas, pontos de ônibus e um brinquedo do Parque da Cidade – O Foguetinho – são figuras que contam histórias por si só.
“Por onde ando, levo meu Moleskine (caderninho de desenho), meu nanquim e minha aquarela. Observo o cotidiano como um espetáculo teatral ao ar livre que ensaiamos todos os dias. Registrar esse cenário é prazeroso, contar histórias por meio da pintura é instigar o olhar do outro para devaneios e reações únicas”, conta a artista plástica Carmen San Thiago.
As Santas Figuras
Carmen passeia pela arte com talentos múltiplos. É atriz, ilustradora e diretora de arte. “Gosto de transformar as cenas que eu vejo em personagens e cenários do meu mundo. Adoro essa relação entre as artes plásticas e o cinema ou o teatro.” A partir de agosto, ela reabre o Ateliê A Caixa do Olho, na Asa Norte, com aulas de pintura e desenho, exposições de trabalhos em aquarela, pintura acrílica e pintura em cabaças – As santas figuras. Esse trabalho é um dos encantos de Carmen. Transforma as cabaças em personagens, em santos. Elas se tornam charmosos e poéticos bonecos e bonecas. A artista também produz sob encomenda os bonecos personalizados, com o rostinho da pessoa.
Nenhum comentário