24 de Marco de 2024
Olhar Brasília
01 3
Vitrine Cultural

Jardim de arte contemporânea

Por Samanta Sallum

Se você gosta do circuito arte em espaços bucólicos, vale uma visita à galeria Gabinete de Arte K2O.

Uma viagem contemplativa da arte concreta e abstrata para a natureza, de forma leva, lúdica, com direito a uma vista estonteante da cidade. Um recanto escondido no Setor de Mansões Dom Bosco que abriga mostras de importantes artistas nacionais e internacionais. As salas de exposição se dividem em pequenos cubos, minilabirintos de concreto, ligados por um imenso jardim.

 02 4A galeria conta com um ateliê para hospedar artistas. No espaço, eles criam trabalhos para algumas das mostras. É o caso do holandês Roland Gebhardt, 80, residente em Nova York, referência na arte minimalista (movimento artístico conhecido pela economia de elementos, em busca de mais essência e conceito e menos alegorias. Uma das referências são os traços geométricos).

“Gosto de estar aqui. Só não esperava que estivesse tão seco na cidade desta vez, mas esse local me é inspirador”, contou ele ao Olhar Brasília. Um típico cupinzeiro do Cerrado já atraiu atenção de Roland e, no momento, ele está em plena criação pensando em como usá-lo na sua obra, em exposição em setembro.

A gente só gosta daquilo que compreende. Então, é preciso conhecer e entender a arte, formar público, democratizar espaços, interagir com as novas gerações”, Karla Osório

Geometrizar a vida

A exposição atual é de um artista brasileiro. O baiano ALMANDRADE. A mostra reúne pinturas, desenhos, gravuras, instalações e poemas visuais, além de objetos e esculturas em grande dimensão para o espaço urbano. Em seu percurso, destaca-se a passagem pelo concretismo e pela arte conceitual nos anos 70. O trabalho de Almandrade sempre se diferenciou da arte produzida na Bahia, aproximando-se mais do neoconcreto e da poesia visual na herança de Lygia Pape e Hélio Oiticica. Seu conceito está em simplificar as formas e geometrizar a vida. Vale uma visita para conhecer a história desse artista de trabalho marcante.

Resistência

A Gabinete de Arte K2O, criada em 2013, sintetiza um projeto de resistência, um trabalho de anos, para trazer à cidade acervos diferenciados. A idealizadora, Karla Osório, estudiosa e apaixonada pelo universo criativo das artes plásticas, já esteve à frente de diversas iniciativas na capital de valorização e promoção desse segmento. “A gente só gosta daquilo que compreende. Então, é preciso conhecer e entender a arte, formar público, democratizar espaços, interagir com as novas gerações”, afirma ela, que é especialmente apoiadora dos artistas contemporâneos.

A K2O é a única galeria de Brasília atuante em algumas das melhores feiras do mundo, em Basiléia, Miami, Nova York e Chicago, entre outros, levando a arte brasileira para outros países.  Apoia pesquisas e projetos inovadores, tem programa de cursos, palestras, parcerias com outros espaços e instituições, além de intervenções no espaço público. Lembrete! Visitas precisam ser agendadas.

Vem olhar !
Exposição: ALMANDRADE
Visitação: 4/7a 31/8, de segunda a sexta, das 9h às 18h30 | sábado, das 10h às 14h, sempre mediante agendamento
Gabinete de Arte k2o
Endereço: SMDB Conjunto 31, Lote 1B – Lago Sul
Telefones: +55 61. 3367 6303 ramal 31, +55 61 3468 1152
E-mail: produ.k2o@gmail.com
www.gabinetedeartek2o.com
Facebook: https://www.facebook.com/gabinetek2o
Instagram: https://www.instagram.com/artek2o

 

01 5 05 1 04 2 03 2 06 2 02 5

Você também pode gostar

Nenhum comentário

Deixe uma resposta